Programa A União Faz a Vida realiza 1ª Mostra dos Projetos das escolas do município

Na sexta-feira, 30, o programa a União Faz a Vida da Cooperativa de Crédito, Sicredi – realizou a primeira Mostra dos Projetos desenvolvidos através do programa nas escolas de Capão Bonito do Sul.

Desde que o município aderiu ao programa, foram desenvolvidos diversos projetos e atividades pedagógicas nas escolas, envolvendo diferentes temáticas, e que durante a Mostra foram expostos para visitação no Gaúcho Futebol Clube.

Entre os projetos expostos e apresentados estiveram “Brinquedos e brincadeiras antigas: Resgate da Nossa Cultura”, desenvolvido pela pré-escola e maternal da Escola de Educação Infantil Joana Scopel Bolsonelo – Pequenos Anjinhos, “A magia do circo: brincando e aprendendo na escola” das séries iniciais da Escola Municipal Horácio Severo da Costa, projeto “Qualidade de vida: alimentação saudável e prática de atividades físicas” apresentado pelas séries finais da Escola Horácio Severo da Costa, projeto “A sacola de leitura viajante”, das séries iniciais da Escola Municipal Firmino Frizzo, “Nosso povo, nossas conquistas” das séries finais da Escola Firmino Frizzo e apresentação do projeto “Construção colaborativa forma cidadãos cooperativos – cultura da erva mate” do ensino médio da Escola Dr. Abelardo José Nácul.

O programa A União Faz a Vida começou a ser desenvolvido no município em fevereiro deste ano e tem o objetivo de construir atitudes e valores de cooperação dentro de sala de aula, por meio de práticas de Educação Cooperativa.

Atualmente, ele conta com a participação de mais de 50 professores e funcionários e envolve mais de 300 alunos das escolas do município. Os projetos desenvolvidos através do programa são orientados pela coordenadora pedagógica Diane da Silva Zardo, da Faculdade Ideau de Getúlio Vargas e pela coordenadora local do programa, Iolanda Nunes de Andrade.

Além da apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos, durante o evento houve a realização de almoço e encerramento do ano letivo para os alunos da rede municipal e estadual de ensino, além de Show de Mágicas para o encerramento das atividades.