Programa “Bem Gestar” é desenvolvido pela equipe de saúde

A iniciativa visa o acompanhamento das gestantes do município, através de encontros mensais com profissionais de diferentes especialidades

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul desenvolve o programa “Bem Gestar”. A iniciativa visa o acompanhamento das gestantes do município, através de encontros mensais com profissionais de diferentes especialidades. Atualmente, na sede, no Posto de Saúde, sete futuras mamães participam do projeto, já na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Barretos, as atividades são realizadas com uma gestante.

Os profissionais envolvidos nos encontros do “Bem Gestar” são fonoaudióloga, dentista, enfermeiras e técnicos de enfermagem, ginecologista e obstetra, pediatra, psicóloga e agentes de saúde, onde cada um faz orientações sobre questões de suas áreas durante a gestação e os primeiros anos do bebê. Ao final de cada encontro, as mamães, muitas de primeira viagem, recebem da equipe um kit com produtos para o enxoval da criança.

Segundo a psicóloga da EFS Capão Bonito do Sul e coordenadora do “Bem Gestar”, Jaciara Braambati, o programa é constante, tendo sido retomado de forma presencial e sequencial, após a pandemia. “É um momento para que as futuras mamães possam obter mais informações durante a gestação. São encontros para tirar dúvidas, oportunizar aprendizados e de certa forma, acolher a gestante”, comenta a profissional.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817