Programa Saúde na Escola leva informações sobre alimentação saudável

Atividade desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde promoveu um piquenique com brincadeiras e troca de conhecimentos de forma lúdica e didática

Uma tarde de sol, calor, muitas brincadeiras de criança e informações sobre alimentação saudável sendo repassadas de forma lúdica para alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. Assim foi, durante uma atividade desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde de Capão Bonito do Sul. Através do Programa Saúde na Escola, os profissionais buscam promover e integrar práticas corporais, atividades físicas e lazer nas escolas, além de incentivar a segurança alimentar e nutricional e a prevenção da obesidade infantil.

Por meio de brincadeiras antigas, como corrida de saco e “ovo choco”, e com incentivo ao consumo de frutas e legumes, os Agentes Comunitários de Saúde demonstraram que ter uma alimentação saudável durante a infância é fundamental para que eles tenham nutrientes suficientes para suas atividades diárias, além de prevenir diversas doenças que são causadas por alimentos processados e sem nutrientes.

A dinâmica ao ar livre teve uma roda de conversa com os alunos que discutiu “alimentos que fazem bem e alimentos que fazem mal”, trazendo de forma lúdica dois bonecos confeccionados em material EVA, representando através de expressão facial feliz ou triste, o que é considerada alimentação saudável e outro, com o que se sugere ser não-saudável, que devem ser evitados, ou não serem consumidos em excesso.

Fazem parte do projeto os Agentes Comunitários de Saúde, Agnes Scherer, Dilceia Carvalho, Priscila Andrade e Tiago Lourenço, e ainda, a enfermeira, Cristiani Knöpker. “Temos essa necessidade e entendemos como de extrema importância, levar informações de saúde, preventivas, às nossas escolas. E nossos pequenos ‘difusores de informação’, são fundamentais nessa iniciativa, que conta com uma equipe competente e multiprofissional”, avalia o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Melo.