Programação Farroupilha inicia no dia 13 de setembro

Entre as atividades estão gincanas nas escolas, homenagens, desfile, futebol de bombacha e campeonato de laço

Os Festejos Farroupilha 2022 iniciaram, oficialmente, no final do mês de agosto, com a chegada da centelha da Chama Farroupilha, em Capão Bonito do Sul. No entanto, a culminância das atividades que valorizam a cultura gaúcha, no município, iniciam na próxima terça-feira, dia 13 de setembro. Até dia 25 a comunidade poderá conferir e participar de gincanas tradicionalistas nas escolas, além da 1º Mostra Cultural Gauchesca, Futebol de Bombacha e Tênis, Desfile Cívico e Farroupilha e o II Campeonato Municipal de Laço – Temporada 2022/2023.

Os homenageados pelo município, através do Departamento de Cultura e do CTG Nenê Lima, são Darci Ramos dos Santos (Nego do Tanha), Ivo Boff e Antônia Conceição Branco de Abreu (Dona Tunica), que têm importante contribuição para o desenvolvimento, a história e o fomento da cultura gaúcha em Capão Bonito do Sul. “Serão dias onde enalteceremos através do nosso povo, as lutas, desafios e conquistas dos gaúchos. É uma programação que contempla todas as idades, em diferentes momentos para todos possam acompanhar”, destaca o prefeito municipal, Felippe Rieth.

Os homenageados

Darci Ramos dos Santos, o Nego do Tanha, é filho de Manoel Soares dos Santos e Alaíde Ramos dos Santos. Constituiu família ao lado de Derilde Paiz dos Santos, com quem teve quatro filhos, tendo construído sua trajetória sempre ligada às atividades no meio rural com plantações de lavouras, lida com gado e especialmente doma de cavalos, mulas e burros de onde tirava o sustento. Ao longo de sua vida, participou ativamente de quadros de laço, entre eles, “Os Gaudérios” e o “Quadro de Laço Água Bonita”. Hoje, aos 73 anos de idade, reside no Distrito de Barretos, terra pela qual sente muito amor e se orgulha em pertencer.

O outro homenageado, Ivo Boff, é filho de Pedro Boff e Maria Seben Boff. Atuou como Agropecuarista e constituiu sua família, além de contribuir para a história de sua terra. Casou com Giolivia Bolsonelo Boff com quem teve dois filhos biológicos e um filho de criação. Ivo Boff tem três netos e um bisneto, e começou a sua trajetória como domador ginete e jóquei de corrida, mais tarde, foi um dos fundadores do Piquete de Laço Abrindo Fronteira. Foi também, membro do Piquete de Laço Nenê Lima e do Piquete Porteira do Posto. Hoje, aos 87 anos, o senhor Ivo Boff é uma figura conhecida, e um capão-bonitense com muito orgulho.

Dona Tunica, como carinhosamente é chamada Antônia Conceição Branco de Abreu, é filha de Ataliba José de Lima e Itália Margarida de Lima. Nasceu em 08 de dezembro de 1933 em Capão Bonito do Sul, e casou-se com José Luiz Branco de Abreu, é mãe de quatro filhos, e tem três netos e três bisnetos. Em 1957 participou da fundação do primeiro quadro de laçadores do município, o “Trança do Passado”. Antônia Conceição Branco de Abreu, sempre atuou em causas sociais no município, e carrega no coração, e nas mãos, a tradição gaúcha.

A programação

13/09: Gincana Tradicionalista na EMEF Firmino Frizzo;

14/09: Gincana Tradicionalista na EMEF Horácio Severo da Costa;

14/09 a 16/09: Gincana Tradicionalista na EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonello – turno da manhã;

12/09 a 16/09: Gincana Tradicionalista na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abelardo José Nácul;

21/09: 1º Mostra Cultural Gauchesca de Capão Bonito do Sul,tertúlia com apresentações artísticas de alunos e convidados, à tarde;

22/09: Sessão Solene, às 15h, na Câmara Municipal de Vereadores; às 19h;

Futebol de Bombacha e Tênia 2022, no Ginásio Poliesportivo Clélio Francisco Ramos, às 19h;

24/09: Desfile Cívico e Farroupilha, às 10h, na Avenida Benjamin Bolsonelo;

1º Jantar Dançante Piquete Presilha do Rio Grande, jantar às 20h, baile com entrada gratuita, a partir das 22h, na Capela Nossa Senhora de Guadalupe, animação com Os Vacarianos;

24 e 25/09: II Campeonato Municipal de Laço – Temporada 2022/2023, início às 14h do dia 24, encerramento na tarde do dia 25, no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo.