Avaliação do programa Alfabetiza Tchê aponta média 7,5 entre alunos da rede municipal

A avaliação de fluência leitora realizada por meio do programa Alfabetiza Tchê apresentou resultados positivos entre os estudantes das duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul. Em 2025, a média alcançada foi de 7,5, evidenciando avanço no desenvolvimento das habilidades de leitura entre os alunos.
A avaliação é realizada por meio de uma plataforma digital que grava a leitura das crianças e analisa diferentes competências, como reconhecimento de palavras, compreensão e construção de frases. A partir desses dados, a equipe pedagógica consegue acompanhar o desempenho dos estudantes e direcionar estratégias para fortalecer ainda mais o processo de alfabetização.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com acompanhamento da equipe do programa no município, formada pelas professoras, coordenadora Liliane Hoffmann e Rosana Kern e Letícia Nepomuceno Martins, que também atuam como articuladoras do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).
O resultado da avaliação foi apresentado à prefeita municipal, Marizete Rauta, que responde interinamente pela pasta da Educação. Para ela, os dados demonstram o compromisso da Administração Municipal com a qualidade do ensino. “Investir na alfabetização é investir no futuro das nossas crianças. Esses resultados mostram que o trabalho realizado nas escolas está no caminho certo, com dedicação dos professores e acompanhamento pedagógico. Seguiremos apoiando iniciativas que fortaleçam a aprendizagem desde os primeiros anos escolares”, destacou a prefeita.
Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817
