Projeto forma primeira turma de Pequenos Vigilantes

Em abril deste ano, a Vigilância Sanitária de Capão Bonito do Sul deu início ao projeto Pequenos Vigilantes, desenvolvido com os 5º anos da Escola Municipal Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa. Na sexta-feira, 22, foi realizada a cerimônia de formatura dos primeiros 32 participantes do projeto, com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores e pais dos alunos, no auditório da Escola Municipal Firmino Frizzo.

O projeto foi desenvolvido pelo fiscal sanitário, Wagner Ribeiro, e teve como objetivo ensinar aos alunos sobre a importância de monitorar e fiscalizar produtos e serviços, prevenindo e reduzindo riscos à saúde individual.

Ao todo foram seis aulas, nas quais os estudantes participaram de palestras, oficinas e dinâmicas, além de atividades em campo, onde realizaram a inspeção de supermercados e restaurantes, com o acompanhamento do fiscal Wagner Ribeiro.

De acordo com o fiscal sanitário, no ano que vem o projeto deve ser desenvolvido com as próximas turmas do 5º ano das escolas Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa, com a finalidade de manter a atuação de políticas públicas de saúde nas escolas, de maneira a conscientizar e mobilizar as crianças com relação as expressões da área. “O projeto teve uma influência muito grande na vida das crianças, contribuindo para o conhecimento na área de vigilância sanitária, como: noções básicas de uma alimentação saudável de alimentos, higiene pessoal e alimentar, importância de ler os rótulos dos alimentos antes de comprar, o que é agua potável, como lavar corretamente as mãos, além de questões referentes a vigilância ambiental como, dengue, borrachudos (simulídeos) entre outros.”, destaca o fiscal sanitário.