Projeto oferece absorventes para alunas da Rede Municipal de Ensino

Os itens são distribuídos para as estudantes que necessitam, e são acompanhados de orientações sobre o período menstrual

Segundo o relatório “Livre para Menstruar”, elaborado pelo movimento global para promoção de lideranças femininas, Girl Up, no Brasil, uma em cada quatro adolescentes não possui um absorvente durante seu período menstrual. Com o objetivo de proporcionar bem-estar e segurança às alunas da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul, durante o período menstrual, as professoras Ana Carolina Boldori e Marisa Manente desenvolvem um projeto, desde o ano passado, na EMEF Firmino Frizzo que oferece absorventes às estudantes.

A iniciativa, sob a coordenação das educadoras, visa acolher as estudantes nessa, para muitas, nova fase da vida. “Buscamos, com a ideia proporcionar um ambiente acolhedor e que preze pelo bem-estar em um período tão normal na vida das mulheres que é a menstruação. Queremos ajudar nossas alunas a entenderem esse momento e fazer com que elas não se sintam sozinhas, pois estaremos trazendo informações, tirando dúvidas e oferecendo essa proteção que muitas podem não ter”, comentam as professoras.

O projeto iniciou após conversa com a professora Marisa Manente e se estenderá neste ano. Segundo a professora Ana Carolina, outra fase do projeto já está se concretizando, além da distribuição dos absorventes, também, será realizada a doação de desodorantes às alunas. Os itens estão acomodados nos banheiros da escola, à disposição das educandas. “É uma forma que entendemos como cuidado, um carinho a mais para com os nossos alunos, em especial as meninas”, destaca o diretor da escola, Jerry Segalla. Tanto os absorventes como os desodorantes distribuídos pelo projeto são arrecadados através de doações e das políticas públicas municipais.