Projeto Pequenos Vigilantes alerta alunos sobre a importância da vacinação

Através do projeto “Pequenos Vigilantes”, desenvolvido pelo setor de Vigilância Sanitária da secretaria da Saúde e Assistência Social, a enfermeira do Posto de Saúde, Cristiani Knöpker e o fiscal sanitário, Wagner Ribeiro estiveram visitando os alunos do 5º ano das escolas municipais Horácio Severo da Costa, na segunda-feira (24) e Firmino Frizzo, nesta sexta-feira (28).

Durante a visita eles falaram para as crianças sobre a importância da vacinação como forma de prevenção e manutenção da saúde.

Segundo a enfermeira Cristiani, a vacinação é essencial para manter uma boa saúde, principalmente durante a infância, já que através dela é possível prevenir várias doenças. “É importante desenvolver desde cedo essa consciência nas crianças, fazendo com que além dos pais, elas também se preocupem com os riscos de não estar com a carteirinha de vacinação em dia”, comenta.

A enfermeira também enfatizou que através da vacinação foi possível erradicar ou então reduzir a incidência de muitas doenças, como a varíola e a poliomielite, mas para manter essa realidade é necessário manter os índices de vacinação.

Conforme Cristiani, os pais que estiverem com dúvidas se estão em dia com a vacinação de seus filhos, podem procurar o Posto de Saúde da sede, ou em Barretos com a carteira de vacinas para que o profissional da saúde realize a verificação.

O projeto “Pequenos Vigilantes” começou a ser desenvolvido no ano passado, com as turmas de 5º ano das escolas municipais com o objetivo de formar pequenos cidadãos conscientes, que desenvolvam atitudes e hábitos de vida saudáveis, contribuindo para a saúde e bem estar da sociedade.