Projeto “Pequenos Vigilantes” forma sexta turma consolidando-se como referência estadual

Além da formatura dos estudantes, a iniciativa foi destaque durante o 16º Encontro de Vigilância em Saúde, em Carazinho

Alunos do Quinto Ano da EMEF Firmino Frizzo de Capão Bonito do Sul participaram, na tarde de terça-feira (29), da sexta formatura de conclusão do projeto “Pequenos Vigilantes”, desenvolvido através das secretarias de Saúde e Assistência Social e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O Fiscal Sanitário, Wagner Ribeiro e a professora Doriane Guindane são responsáveis pelo andamento da ação, desenvolvida no educandário desde 2017.

São desenvolvidas, ao longo ano, oficinas e atividades cujo propósito é contribuir na construção de uma nova prática e de um amplo entendimento do moderno conceito de Vigilância em Saúde, com ênfase na Vigilância Sanitária, a partir da educação do pequeno cidadão. Entre as ações realizadas com os alunos está o trabalho de conscientização quanto à prevenção e combate ao mosquito da dengue e borrachudo, importância da vacinação e boas práticas alimentares.

Presentes no evento, os secretários de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Saúde e Assistência Social, Marizete Rauta e Fernando Ávila de Melo, respectivamente, parabenizaram os estudantes e os responsáveis pelo andamento da ação, e enalteceram a parceria entre as duas secretarias para os ensinamentos aos alunos e a multiplicação do conhecimento, destacando o início das atividades e o patamar atual do “Pequenos Vigilantes”, ao tornar-se referência estadual.

Projeto apresentado em Carazinho

O “Pequenos Vigilantes” foi destaque durante o 16º Encontro de Vigilância em Saúde, realizado no dia 23 de novembro em Carazinho, que contou com a participação de profissionais da área de saúde que integram a 6ª Coordenadoria de Saúde do Estado. A explanação durante o evento, consagrou a iniciativa realizada em Capão Bonito do Sul, como referência para o Rio Grande do Sul. “O encontro teve como objetivo, que os 62 municípios da regional apresentassem suas ações e atividades que são realizadas em seus municípios, e depois da minha apresentação tive uma imensa salva de palmas, além de muitos dos participantes falarem comigo para implantar o projeto em seus municípios. Recebi mensagens com muitos elogios e pedidos de informações para a adesão do ‘Pequenos Vigilantes’ em suas comunidades”, comenta o Fiscal Sanitário, Wagner Ribeiro. “Esse reconhecimento é fruto de muita persistência e dedicação. Agradeço a parceria da gestão, da contribuição dos alunos e da professora Doriane Guindane”, completa. Todas as fotos da formatura da sexta turma do projeto “Pequenos Vigilantes” estão disponíveis na página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Capão Bonito do Sul.