Projeto Power Jovem é retomado no município

As aulas de capacitação e qualificação profissional oferecidas aos estudantes do 1° ao 3° ano do Ensino Médio seguem até o mês de agosto

Fotos: Felipe Souza/Ascom PMCBS

“Qual sua visão de futuro?” Com esse questionamento, e como parte da apresentação inicial, os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio de Capão Bonito do Sul foram recepcionados na retomada do projeto “Power Jovem”. A iniciativa promovida pela Administração Municipal leva em conta uma das principais dificuldades encaradas pelos jovens recém-formados: conseguir ingressar no mercado de trabalho devido à falta de experiência.

As aulas de capacitação e qualificação profissional oferecidas aos estudantes, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho, foram iniciadas em 2019, no entanto, interrompidas por conta da pandemia. O retorno, na segunda-feira (05), foi marcado pela explanação da metodologia e conteúdos a serem trabalhados nesta fase. As aulas, para os cerca de 40 alunos, intercaladas entre presenciais e remotas, deverão seguir até o dia 31 de agosto.

Com carga horária de 90 horas, as aulas de técnicas administrativas são ofertadas gratuitamente no contraturno escolar. “O município investe na educação da criança e do jovem. Com esse projeto, iniciado em 2019, os alunos da rede estadual de ensino, permanecem sendo atendidos pelo município, recebem o curso gratuito oferecido pelo Senac, além de transporte e alimentação”, pontuou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta.

Nesta etapa, as aulas serão todas às segundas e terças-feiras, à tarde, na EMEF Firmino Frizzo. O prefeito Felippe Rieth esteve na primeira aula e aconselhou os estudantes a buscarem o aperfeiçoamento profissional. “Essa parceria com o Senac renderá bons frutos para o futuro, mas isso depende de cada um, que façam a diferença, que busquem se aprimorar e quando escolherem qual profissão seguir, vislumbrem a realidade local e busquem o diferencial em suas carreiras”, disse.

Outros cursos profissionalizantes deverão ser oferecidos através da parceria entre Administração Municipal e Senac, como Redação Final (reforma ortográfica), Espanhol Básico, Dicção, Desinibição e Oratória, Primeiro Emprego e Relação Interpessoal. “Para nós, do Senac, é motivo de imenso orgulho e satisfação fazer parte do Power Jovem. Projeto que busca oportunizar o desenvolvimento e o ingresso no mercado de trabalho desses jovens, conectando-os às competências e habilidades necessárias, assim como à expectativa sobre a importância do aprendizado, do estudo e da construção do seu propósito profissional”, acrescentou a diretora do Senac Passo Fundo, Lisiane Tier Martins.