Rodeio Crioulo do CTG Nenê Lima é o maior já realizado em Capão Bonito do Sul

Para encerrar as comemorações da Semana do Município, nos dias 20, 21 e 22 foi realizada a 14ª Festa Tradicionalista, 9º Rodeio Crioulo do CTG Nenê Lima e 1º Encontro de Ginetes. O Rodeio já é considerado o maior da história do município e contou com público aproximado de 6 mil pessoas.

As festividades em comemoração ao aniversário de 22 anos do município iniciaram no dia 14 de abril, quando foi realizada a 2ª Copa Capão Bonito de Futebol 7, desfile da Escolha das Soberanas e baile com a banda Misturadão & Cia. Ao todo foram 9 dias de festa, com realização de shows, 1º Passeio Ciclístico, teatros e apresentações culturais nas escolas.

No primeiro dia da Festa Tradicionalista foi realizado show com a Banda Tchê Sarandeio à noite, além do início das provas de Laço e das Gineteadas. No sábado, dia de maior público do evento, foi realizado show com Mano Lima e Grupo Estampa Nativa. A entrada no Parque Municipal de Eventos e em todos os shows foi gratuita.

A abertura oficial do Rodeio foi no sábado, 21, e contou com a participação do prefeito municipal, Felippe Rieth, primeira dama, Thaís Roman Rieth, vice-prefeito Nelson Catapan e sua esposa, Adriane Zanchet Catapan, Soberanas do município, secretários municipais, vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Felippe Rieth enfatizou a importância de promover eventos que mantenham a cultura gaúcha viva no município. Conforme Felippe a realização da Festa Tradicionalista e Rodeio Crioulo junto a Semana do Município se tornarão tradicional, e a partir do ano que vem, a ideia é transformar o Rodeio Crioulo em um evento Nacional.

Além disso, o prefeito quer tornar o município conhecido como “Berço das Gineteadas em pelo” já que na década de 1950 o senhor Cacildo Lima, morador de Capão Bonito do Sul se apresentava com gineteadas em canchas abertas dos senhores Raul Feijó e Nenê Lima, figuras tradicionalistas e públicas do município.

Para a realização da Festa Tradicionalista a prefeitura investiu R$ 260 mil na reforma e revitalização do Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo. Durante a reforma foram abertas novas ruas para acampamentos, construção de casas de alvenaria para os narradores e comissão julgadora, ampliação das mangueiras, cobertura do brete de solta e saca laço, construção de túnel para melhoramento do manejo do gado durante as competições e construção de cerca da frente e pórtico na entrada do Parque, além da reforma e ampliação da rede de iluminação.

O Rodeio Crioulo do município encerrou no domingo, quando foram realizadas as finais do Laço e das gineteadas. As premiações das provas campeiras somaram mais de R$ 35 mil em dinheiro e 3 motos 0Km.