Saúde desenvolve o projeto “Restaurando Sorrisos”

Através da confecção de próteses dentárias, equipe odontológica devolve autoestima e qualidade de vida aos beneficiados pela iniciativa

A perda dentária é um dos principais problemas relacionados à saúde bucal, constituindo um dos desafios à saúde pública no Brasil, devido à sua alta prevalência e aos danos funcionais que acarreta. Os dentes têm um papel importante em vários aspectos: aparência facial, fala e mastigação, por outro lado, sua ausência influencia negativamente na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, a recuperação parcial ou total das capacidades funcionais perdidas se faz necessária através da reabilitação oral.

Nesse contexto, a Administração Municipal de Capão Bonito do Sul, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realiza o projeto “Restaurando Sorrisos”, que tem como objetivo principal, contemplar a população local com a confecção de próteses dentárias, sem custo aos cidadãos inscritos no Cadastro Único. “Devolver a dignidade e a autoestima dessas pessoas é o que buscamos acima de tudo, uma vez que o sorriso é o cartão de visitas de cada um. Além disso, o projeto possibilita a melhora da qualidade de vida das pessoas, sendo uma das principais metas da atual gestão”, comenta a coordenadora do projeto, a Cirurgiã Dentista da ESF Capão Bonito do Sul, Joice Stefani.

O “Restaurando Sorrisos” é realizado há cerca de dois anos, tanto na ESF Sede de Capão Bonito do Sul (Posto de Saúde – sede), quanto na UBS Barretos, beneficiando, até então, mais de 30 pessoas. Através do projeto são confeccionados dois tipos de Próteses Dentárias: Próteses Parciais Removíveis e Próteses Totais Removíveis. Além da coordenadora, a iniciativa conta com o apoio da equipe de saúde do município e do Cirurgião Dentista, Reginaldo da Silva, que atende no Distrito de Barretos.

Reflexos para a vida

De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Melo, o projeto visa proporcionar, através do sorriso, uma vida melhor para os participantes. “Cuidar da saúde é importante em seu conjunto como um todo, o sorriso, a saúde bucal, da mesma forma merece atenção. É com esse intuito que desenvolvemos o projeto, elevando a autoestima dos participantes, proporcionando dignidade, e mantendo a saúde da nossa população como nossa prioridade”, destaca. O responsável pela pasta enfatiza que, para participar do “Restaurando Sorrisos”, a população interessada passará, inicialmente, por uma avaliação pelo cirurgião dentista responsável pelo projeto em uma das unidades de saúde do município, aonde o profissional irá constatar a necessidade de reabilitação de cada paciente individualmente.