Saúde lança o projeto “Dengue: aqui não, tchê!”

A iniciativa, que distribuirá prêmios no final do ano, visa mobilizar a comunidade sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti

O Setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul trabalha, constantemente, no engajamento da comunidade para o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana. No início do ano, o município foi considerado infestado, ou seja, foram encontrados focos do mosquito, o que acendeu um alerta. Sendo assim, como uma das atividades a serem realizadas na prevenção e conscientização, o projeto “Dengue: aqui não, tchê!”, foi lançado nesta semana pela equipe de saúde.

A iniciativa visa mobilizar os munícipes sobre a importância da eliminação de criadouros (água parada) do Aedes aegypti, a fim de prevenir a proliferação do inseto. Com o “Dengue: aqui não, tchê!”, o foco é a eliminação de possíveis focos do mosquito, além de promover a educação comunitária sobre o tema. “Para a mobilização comunitária, pensou-se em uma contrapartida da prefeitura, com selos de parabenização para aquelas que não contenham criadouros de Aedes aegypti além de premiações no final do ano”, explica o Fiscal Sanitário do município, Wagner Ribeiro.

De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Melo, o projeto foi pensado de acordo com a observação de projetos sociais elaborados pela Administração Municipal, ou seja, aqueles projetos que tiveram maior participação e contrapartida. “Nossa equipe se reuniu e buscou alternativas para a viabilidade do projeto, onde criaram uma estratégia para conseguirmos maior participação da sociedade civil nesta atividade, para que se engajem e entendam a importância da pauta e dos cuidados contra o mosquito Aedes aegypti”, salienta.

A execução do projeto

Segundo Wagner, através do projeto serão realizadas visitas domiciliares por parte dos Agentes de Saúde e Agente de Endemias, no perímetro urbano do município, a fim de prevenir e eliminar todos os recipientes com água parada. Serão inspecionadas as residências e as que estiverem livres de criadouros (água parada), ganharão um selo de parabenização, com número para o sorteio de prêmios no final do ano. O sorteio será realizado junto com a programação do especial “Magia de Natal”, em dezembro, e distribuíra como premiação uma máquina de cortar grama, um lava-jato e três aparadores de grama. As visitas e inspeções nas residências serão realizadas durante o mês de novembro.