Saúde oferece serviço de fonoaudiologia para alunos das escolas municipais

A parceria com a Rede Municipal de Ensino levará profissional para dentro das escolas, beneficiando os estudantes

Na última semana foi oficializada a contratação de uma Fonoaudióloga para atendimentos em Capão Bonito do Sul. A Secretaria de Saúde e Assistência Social passa a oferecer o serviço para a população, em especial aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Os atendimentos serão realizados na ESF Capão Bonito do Sul e na UBS Barretos. A profissional contratada atuará ainda, dentro das escolas, onde fará a análise e observação dos alunos que necessitarem do serviço.

Além dos atendimentos e das consultas, serão realizadas avaliações individuais e se necessário, encaminhamentos. Em média, estão previstos cerca de 50 atendimentos por mês, de acordo as necessidades das secretarias, tanto de Saúde e Assistência Social, como de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A Fonoaudióloga, Alessandra Zauza, estará responsável pela oferta do serviço no município, sanando uma grande demanda da comunidade escolar.

Segundo o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Melo, a profissional atenderá de forma especial, estudantes autistas, tendo em vista o número de casos que veem crescendo no município. “Sabemos da necessidade de inclusão e atendimento por profissionais especializados, de forma assertiva e adequada. Preocupados com isso, agora, teremos a oferta desse serviço”, disse, ao complementar que a profissional irá solucionar também, demandas da saúde.

A profissional

Alessandra Zauza é graduada em fonoaudiologia pela Universidade de Passo Fundo, e pós-graduada em Psicopedagogia também pela UPF. Entre suas atuações, destacam-se passagens pelas APAE’s de Santo Ângelo, Passo Fundo, David Canabarro e Ibiraiaras, além de Clínicas especializadas para atendimento de fonoaudiologia. A profissional possui ainda cursos e treinamentos em diversas áreas, como TEAcolhe: nível básico, promovida pelo Centro Regional de Referência em Autismo da APAE de Passo Fundo, Orientações de Estimulação de Linguagem para Deficiência Intelectual (DI) e Autismo (TEA), promovida pela FADERS, intervenção fonoaudiológica em Disfagia Infantil, ministrado pela fonoaudióloga Carolina Silvério em Passo Fundo, curso “Autismo: Tudo que Temos que Saber!”, ministrado pela Ortopedagoga, Katrien Van Heurck, entre outros.