Saúde realizará evento voltado à saúde do agricultor

Palestra abordará o uso, o manuseio adequado e as consequências patológicas dos agrotóxicos para os trabalhadores no campo

Preocupada com a saúde da população e com ações constantes de prevenção e conscientização sobre doenças e a qualidade de vida da população, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul promoverá, no dia 09 de agosto, palestra com o tema “Saúde do Agricultor: manuseio adequado de agrotóxicos”. O evento terá como palestrantes a Bióloga Molecular, Dra. Alessandra Loureiro Morassutti e os Engenheiros Agrônomos, Jean Cecchin Biondo e Liese de Vargas Pereira, e iniciará às 19h, no Gaúcho Futebol Clube.

A iniciativa tem como objetivo, informar os agricultores e comunidade presente, sobre a forma correta de eliminar ou minimizar a exposição a pesticidas durante a mistura, e, sobretudo, sobre os cuidados para que os pesticidas não causem danos à saúde do agricultor. “Essa iniciativa faz parte do calendário de ações permanentes desenvolvidas pela equipe de Saúde do município, é uma preocupação constante que temos com toda população, e nesse caso, em especial, com nossos agricultores”, pontua o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Melo.

O evento, inicialmente seria realizado em julho, contudo, conforme Fernando, foi transferido para a noite de 09 de agosto, tendo em vista o período de plantio do trigo, e para que um número maior de agricultores locais pudesse participar. “Ao idealizarmos momentos como esse, queremos atingir o maior número possível de pessoas da nossa comunidade, por isso, pensamos nesse dia e horário após conversarmos com o público-alvo e adequarmos para que todos tenham acesso a esse cuidado por parte da nossa equipe”, salienta.

Vacinação no local

Outros temas a serem abordados pelos Engenheiros Agrônomos serão, o armazenamento e o descarte adequado dos agrotóxicos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, a documentação que deve ser apresentada pelos produtores, entre outros pontos importantes sobre os pesticidas. Além da palestra, a equipe de Saúde contará com profissionais do município que estarão ofertando aos presentes, vacinação contra o Tétano e contra a Covid-19. Àqueles que desejarem receber os imunizantes, basta procurar o espaço da vacinação, antes da palestra.

Serviço:

Palestra “Saúde do Agricultor: manuseio adequado de agrotóxicos”;

Quando: terça-feira, 09 de agosto, às 19h;

Onde: Gaúcho Futebol Clube.