Secretaria da Administração divulga as metas fiscais do 3º quadrimestre de 2016

O secretário da Administração, Planejamento e Finanças, Fernando Avila de Melo, e o contador do município de Capão Bonito do Sul, Gustavo Rizzon Borges, participaram na última sexta-feira, dia 20, da Audiência Pública para explanação das metas fiscais de 2016. As metas discutidas são do 3º quadrimestre de 2016, referentes ao mandato do prefeito Danilo Barreto.

O contador Gustavo Rizzon Borges contou com a ajuda do secretário Fernando Melo para a divulgação do resultado das metas de 2016. De acordo com Gustavo, as metas fiscais do 3º quadrimestre foram superadas. “Analisando as receitas, vemos que foi atingido o previsto que era de R$ 13.100.000,00, confrontando com o arrecadado, que foi de R$ 14.842.524, 27, tivemos um superávit de R$ 1.742.524,77”, explica o contador.

Ainda conforme Gustavo, as despesas do município ficaram abaixo do esperado, o que ocasionou um superávit de R$ 2.879.229,91. “Deduzidos os restos a pagar, o superávit financeiro em 31 de dezembro do ano passado foi de R$ 2.874.518,98.”.

De acordo com o secretário da administração, o município vem aplicando percentuais acima dos limites impostos pela Constituição Federal no que se refere à saúde e a educação. O percentual gasto com educação foi de 29,71%, acima do determinado pela legislação federal, que é de 25%. Os gastos com a saúde também superaram o percentual de 15% estabelecidos em lei e ficaram em 18,46%.

Segundo o contador do município, a audiência pública serve para trazer transparência para a gestão. “É de extrema importância à participação popular, pois é o momento em que as pessoas podem saber o que o gestor público está fazendo com o seu dinheiro arrecadado através dos impostos. São analisados os dados da receita proveniente de impostos pagos por os contribuintes, e a aplicação dos recursos arrecadados na forma de serviços e benefícios para a população.”, explica Gustavo.

Conforme o secretário Fernando Melo, o município vem observando o princípio da prevenção. “Estamos trabalhando dentro de um orçamento enxuto, com uma análise criteriosa de gastos e sempre buscando aumentar as receitas do município. Isso tudo focando em atender cada vez melhor a população de Capão Bonito.”, destaca.

A audiência, que teve início às 11h30, foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a participação dos vereadores do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS 18.532