Secretaria da Administração divulga metas fiscais do 2º quadrimestre de 2017

Resultados são considerados positivos pela Administração Municipal

Com o objetivo de explanar as metas fiscais do 2º quadrimestre de 2017, o secretário da Administração, Fernando Avila de Melo e o contador do município, Gustavo Rizzon Borges participaram de Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores, Claudir Ireno Rufato, na terça-feira, 26.

Durante a Audiência foram esclarecidos os principais resultados e detalhamento das informações referentes às receitas, despesas e aplicação de recursos na educação e saúde de janeiro a agosto deste ano.

Segundo o secretário da administração, Fernando Avila de Melo, a previsão de arrecadação era de R$ 7.591.055,70 e a receita líquida atingida é de R$ 9.392.003,83, gerando um superávit de R$ 1.800.948,13, ou seja, um percentual de arrecadação 23,73% maior com relação ao previsto.

Conforme Fernando, os percentuais da receita aplicados em saúde e educação estão maiores que o previsto na Legislação, sendo 30,51% da receita aplicada em educação, ou seja, 5,51% a mais do que a legislação determina; e 17,5% na saúde, 2,45% maior que o previsto em lei.

Com relação à disponibilidade financeira, se o município pagar toda a despesa liquidada até 31 de agosto de 2017, ainda sobraria em caixa o valor de R$ 2.795.745,09. Conforme as estimativas baseadas na previsão da receita de outubro a dezembro calcula-se que o superávit financeiro de 2017 seja de aproximadamente R$ 3.000.000,00, que poderão ser investidos automaticamente nos primeiros meses de 2018.

Até o dia 31 de agosto, os valores investidos em obras e materiais permanentes somaram R$ 1.800.637,47 e a previsão de investimentos até 31 de dezembro deste ano é de aproximadamente R$ 2.000.000,00.

Entre os investimentos realizados pelo município até agora, está a aquisição de escavadeira hidráulica, no valor de R$ 543.500,00, perfuração de poço artesiano no Assentamento 25 de Novembro, com investimento total de R$ 76.730,56, aquisição de cinco novos veículos no valor de R$ 277.500,00, além de investimentos em agricultura, através da aquisição de implementos agrícolas, somando R$ 44.000,00 e aquisição de terreno para construção da Área Industrial e garagem para a frota de veículos da prefeitura, no valor de R$ 204.000,00.

Ainda neste ano a prefeitura deve dar início a pintura da Escola Municipal Firmino Frizzo e EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, reforma e ampliação da Escola Horácio Severo da Costa, em Barretos, construção de banheiro público na praça Laura Feijó e iniciar a construção da Ponte sobre o Rio Bernardo José, em parceria com o município de Esmeralda.

Embora a situação financeira do município esteja equilibrada, o secretário da Administração salientou a importância de agir com cautela na execução da despesa.

Logo após a Audiência para divulgação das metas fiscais, foi realizada a apresentação e discutição do relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018, onde o contador Gustavo Borges apresentou as receitas e despesas referentes ao exercício e valor da proposta orçamentária para o próximo ano, que é de R$ 15.056.448,00.

Consulta Popular

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto foi realizada a Votação da Consulta Popular, onde a demanda eleita para o município foi Atenção a Saúde básica, no valor de R$ 41.871,00, que serão investidos em parte da aquisição de um veículo Van para a secretaria da Saúde.

O transporte deve auxiliar no deslocamento de pacientes até outras cidades para realização de exames e consultas, trazendo mais agilidade ao atendimento da população.

Conforme o secretário Fernando Avila de Melo, e também presidente do COMUDES – Conselho Municipal de Desenvolvimento, a participação popular e divulgação da Consulta foram essenciais para trazer o investimento para o município.