Secretaria da Educação inicia projeto Acordeões Mirins Cooperativos

A oficina cultural é uma parceria com o Sicredi, através do programa A União Faz A Vida

Através de uma parceria com a Cooperativa Sicredi, de Ibirairas, a prefeitura de Capão Bonito do Sul, através da secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo inaugurou na última quinta-feira, dia 2, o Projeto Acordeões Mirins Cooperativos, no Auditório da Escola Municipal Firmino Frizzo.

Na ocasião, o prefeito Felippe Rieth e a secretaria da Educação, Marizete Rauta, receberam do presidente da Sicredi, Sadi Bento Rigotti, vice-presidente Lindomar do Carmo e os gerentes, Enio Odacir Leal e Fabiano Mendes, 10 gaitas para serem usadas no projeto.

Depois de assinar o Acordo de Cooperação, juntamente com o presidente da Cooperativa, Sadi Rigotti, o prefeito Felippe destacou a importância de investir em cada vez mais projetos culturais através da escola de tempo integral. “Mais um sonho que se torna realidade. Agradecemos ao empenho da nossa equipe de educação, Sicredi e todos os envolvidos por proporcionar o acesso de nossas crianças a este instrumento belíssimo, vamos formar dezenas de novos gaiteiros, salientando que esta é mais uma das nossas oficinas da escola de tempo integral”, enfatizou.

O Projeto Acordeões Mirins Cooperativos é pioneiro na Cooperativa e têm por objetivo despertar novos talentos dentro da cultural gaúcha através das aulas de gaitas os quais serão ministradas semanalmente em Capão Bonito do Sul.

As aulas já estão sendo realizadas, todas as quartas-feiras, com professor contratado pela secretaria da Educação. Inicialmente, o projeto contará com 20 alunos e alunas de 10 a 16 anos que se inscreveram na Smec e passaram por um processo de seleção.

Para o Presidente do Sicredi, Sadi Rigorri, esta parceria com o Município reforça ainda mais o compromisso da Cooperativa com as questões sociais, educacionais e culturais para o desenvolvimento de futuros líderes para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Ainda participaram do ato de assinatura a direção da escola, professores, pais e alunos.

A Assessoria de Programas Sociais  do Sicredi,  destacou ao público que além do projeto inovador dos acordeões, também será desenvolvida na escola através do Programa A União Faz a Vida, a 1ª Cooperativa Escolar  de alunos de Capão Bonito do Sul. Este projeto tem como proposta despertar nos alunos do 6º ao 9º ano o espírito de cooperação, a capacidade de gerenciar situações problemas através do diálogo, a  liderança juvenil no cooperativismo e uma visão mais empreendedora do lugar onde eles vivem. Farão parte da Cooperativa mais de 60 alunos que  no mês de abril, participaram do primeiro curso e democraticamente aderiram a proposta de estudo dentro do mundo cooperativista.