Secretaria da Educação promove 2º Festival Literário de Capão Bonito do Sul

Promovido pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, o 2º Festival Literário – Traçando Histórias aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, no Gaúcho Futebol Clube com a participação de alunos e professores das escolas municipais e estadual e comunidade em geral.

O tema escolhido para este ano “Traçando Histórias” foi inspirado na exposição dos banners do SESC de Simões Lopes Netto e 100 anos sem Machado de Assis, grandes nomes da literatura brasileira, que tiveram suas histórias expostas durante os dois dias do Festival.

No primeiro dia da programação, o contador de histórias do SESC, Cácio Borges animou o público infantil com “A Hora do Conto”, onde com a ajuda da plateia contou e encenou a história do “Rei Tristonho”, além de divertir as crianças com muitas brincadeiras, música e mágica.

O evento seguiu na parte da tarde com a apresentação do teatro “Negrinho do Pastoreio”, por alunos da escola Firmino Frizzo e com visitação aos banners do SESC e aos stands de livros.

Um dos marcos do Festival deste ano foi o Teatro “Na Beira do Abismo”, da CIA de Teatro Menegazzo, de Casca, realizado com o objetivo de dar seguimento ao projeto de prevenção ao uso de drogas desenvolvido pelo CRAS, em parceria com as escolas municipais e estadual.

A peça, estrelada pelos atores João Carlos Menegazzo e Viviane Patricia Menegazzo, falou sobre a venda, o uso e o efeito do uso de drogas nos seres humanos.

No segundo dia, o evento contou com a presença da escritora Adriana Borella Pessoa, que interagiu com o público infantil na parte da manhã sobre o seu livro “A Curiosidade de Cauã”. Já o público das séries finais e ensino médio assistiu ao teatro “Papelito em Busca da Boa Leitura”, da Papelito Leitura de Venâncio Aires, de tarde.

Para o encerramento do Festival, foi realizado o sorteio dos brindes da rifa “Ação em Prol da Leitura”, promovida pelas escolas para que os alunos arrecadassem dinheiro para trocar por um vale livro, no valor de R$ 30,00. Os prêmios sorteados e seus ganhadores foram:

1º lugar – Bicicleta – Camila Leal

2º lugar – Coleção Tenda – Andrieli Ferreira Moreira

3º lugar – Clair Baginsk – Bíblia

4º lugar – Livro Culinária – Dorivalgina Prates

5º lugar – Coleção de Livros Infantis com CD –  Helen Lucchese

Além da rifa, foi realizado o sorteio de um vale livro no valor de R$ 200,00, e a ganhadora foi a estudante Terluize Tozon Farias Teixeira.

Em 2017, a secretaria da educação realizou a primeira edição do festival literário, no Gaúcho Futebol Clube. O evento foi definido pelos organizadores como “um sonho que virou realidade”. Conforme a secretária da educação, Marizete Pereira Rauta, o Festival já é um sucesso, já que consegue despertar nas crianças o amor pela leitura, pelo teatro e pela cultura. “É visível o quanto as crianças se sentem acolhidas pelo Festival, é uma experiência única, onde elas conseguem ter novas percepções sobre o mundo da leitura e os prazeres que ela desperta em cada um”, comenta.