Secretaria da Educação realiza entrega de uniformes escolares

Em reunião com os pais, realizada na terça-feira, dia 27, a Secretaria da Educação realizou a entrega dos novos uniformes escolares das escolas municipais.

Com a compra dos uniformes escolares, a Secretaria busca promover a igualdade em sala de aula e evitar possíveis discriminações dentro das escolas.

A aluna do 9º ano da escola Firmino Frizzo, Sabrina Antunes da Silva, diz que os uniformes facilitam a identificação dos alunos, além de evitar situações de bullying entre os colegas. “Quando a gente sai numa viagem identifica os alunos, além da parte do bullying e do preconceito, quando vem de uniforme ninguém tá com uma roupa mais cara ou mais barata, tá todo mundo igual”, explica.

De acordo com o diretor da escola municipal Firmino Frizzo, Jerry Segala, o uniforme escolar é uma forma de diminuir a desigualdade dentro do ambiente escolar. “Quando se tem todo mundo com a mesma roupa, se evita comparações, desigualdade… Traz igualdade independente da classe social que pertença”, explicou.

Segundo a secretária da educação, Marizete Rauta, está é uma forma também de prestar apoio aos pais durante o processo de desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Conseguimos gerar uma economia nas roupas, já que durante a semana os alunos poderão vir uniformizados. Além disso, isso evitará comparações entre os alunos, que por vezes se sentem inferiores aos coleguinhas por conta das roupas”, enfatizou.

Cada um dos alunos recebeu duas camisetas, de manga curta e comprida, uma calça legging para meninas e abrigo para meninos e casaco. Os uniformes foram fabricados pela empresa Boreste Indústria e Comércio Eireli ME, com investimento de R$ 35.250,00.

O uso dos uniformes nas escolas será obrigatório nas segundas, quartas e sextas-feiras. Além da escola Firmino, a E.M.E.I. Pequenos Anjinhos e escola Horácio Severo da Costa, de Barretos receberam os uniformes escolares.

Com a compra dos uniformes escolares, a Secretaria busca promover a igualdade em sala de aula, evitando possíveis situações de bullying entre os alunos.