Secretaria da Saúde organiza gincana do Programa Saúde na Escola

A Secretaria da Saúde de Capão Bonito do Sul, em parceria com a Secretaria da Educação, está desenvolvendo desde o início do ano o Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo promover a educação em saúde bucal.

Pensando em trabalhar a prevenção em saúde bucal dos alunos de uma maneira divertida, a Secretaria da Saúde organizou uma gincana, onde os alunos do pré ao 9º ano das escolas municipais Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa serão desafiados a realizar uma escovação correta e manter a higiene bucal em dia. No final da competição, os estudantes serão avaliados pelos dentistas do município, Larissa Bellio e Reginaldo da Silva, e as turmas, uma do pré ao 4º ano e outra do 5º ao 9º ano, que tiverem o maior número de alunos com a higiene bucal em dia, ganharão como prêmio uma viagem ao zoológico de Caxias do Sul.

Segundo a dentista do Posto de Saúde de Capão Bonito do Sul, Larissa Bellio, neste mês será realizado um treinamento com os alunos, onde eles serão auxiliados  e monitorados na realização da higiene bucal correta, e nos meses de setembro, outubro e novembro serão realizadas as avaliações de cada aluno, para que no final de novembro as duas turmas vencedoras realizem a viagem ao zoológico.

De acordo com Larissa, além da Escola Firmino Frizzo, a gincana será realizada na escola Horácio Severo da Costa, em Barretos, onde o monitoramento e avaliação dos alunos será realizado pelo dentista Reginaldo da Silva. Conforme a dentista, a gincana é uma forma diferente e criativa de incentivar os alunos a realizarem uma escovação correta e manter a higiene bucal.

Além da gincana, através do Programa são realizadas palestras nas escolas sobre doenças bucais, orientações sobre higiene bucal e aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada.