Secretário da administração participa de Fórum dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do RS

Na quinta-feira, 22, o secretário da administração, Fernando Avila de Melo, participou do Fórum dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do RS, no auditório da Famurs, em Porto Alegre. O evento foi realizado através de uma parceria da Famurs com o Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (Consef/RS).

Secretário Fernando Avila de Melo

De acordo com Fernando, o encontro serviu para discutir sobre as políticas públicas adotadas em cada município do Estado e sobre temas tributários, como as ações desenvolvidas pelas prefeituras e que geram melhoras na arrecadação do município. “É importante que sejam promovidas reuniões como estas, porque além da troca de experiências entre os secretários, conseguimos acompanhar o cenário atual do Estado do Rio Grande do Sul. Apesar de nosso município ser pequeno, estamos adiantados na questão de orçamentos, trabalhando sempre com a prevenção”, explica.

Um dos assuntos discutidos foi a implantação do Regime Próprio da Previdência (RPPS), que é o sistema de aposentadoria para os servidores do município. Segundo o secretário, a implantação do sistema deve gerar uma economia para o município, além de beneficiar os servidores municipais.

Além de promover a troca de experiência entre os secretários e discutir sobre a implantação do sistema RPPS, o fórum teve como tema “Os desafios do Atual Cenários Econômico”, “Responsabilidade dos governos municipais com a aprovação de leis e execução de programas federais” e Simples Nacional.