O apoio institucional é em reconhecimento à importância dos produtores rurais e da Agricultura para a economia

Na manhã de hoje (06), a prefeita Marizete Rauta declarou apoio às manifestações pela securitização das dívidas rurais e destacou a importância do setor agrícola para Capão Bonito do Sul e para o país. O posicionamento da Chefe do Executivo Municipal se deu em decorrência às manifestações legítimas, nos últimos dias, realizadas pelos produtores rurais que buscam pressionar pela aprovação do Projeto de Lei 320/2025, que trata da securitização das dívidas rurais.
Marizete afirmou que o Poder Público segue atento ao movimento, solidarizando-se aos agricultores, em especial de Capão Bonito do Sul. Muitos, pelo Estado, enfrentam dificuldades financeiras provocadas por perdas climáticas e altos custos de produção. “Nossa economia é baseada principalmente na agricultura, e nossos produtores precisam de suporte para seguir sustentando suas famílias, gerando emprego e garantindo o abastecimento alimentar, por isso, entendemos como fundamental nosso apoio a todos”, salientou.
O Projeto de Lei 320/2025, de autoria do senador Luis Carlos Heinze, prevê a conversão das dívidas em títulos garantidos pelo Tesouro Nacional, com prazos de pagamento de até 20 anos, juros reduzidos e benefícios para quem se manter adimplente. A proposta já foi aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817