Segunda Mostra de projetos do programa A União Faz a Vida encerra ano letivo das escolas

Para encerrar com o ano letivo das escolas municipais e estadual de Capão Bonito do Sul, nesta quarta-feira, 28, a secretaria da Educação, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi realizou a 2ª Mostra de Projetos do Programa A União faz a Vida.

Durante o evento foram expostos os projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula no decorrer do ano letivo, envolvendo pesquisas e estudo aprofundado sobre os conteúdos estudados.

Para a professora da escola Firmino Frizzo, Rosane Santos, a Mostra de Projetos oportuniza, dentre outras coisas, a interdisciplinaridade escolar, gerando a troca de experiências e conhecimento entre os alunos. “Os projetos desenvolvidos vem a agregar no conteúdo estudado durante o ano letivo pelos alunos para que eles tenham um embasamento prático da parte teórica”, explicou Rosane.

A exposição de projetos contou com trabalhos realizados por alunos desde o berçário e pré-escola, com projetos sobre folclore e histórias como João e Maria e Os três porquinhos, até apresentações artísticas sobre os biomas brasileiros, através do qual os alunos conseguiram comover e chamar a atenção do público presente quanto à importância da preservação do meio ambiente.

A Mostra contou também com apresentações de dança, teatro e declamação de poesias compostas pelos alunos.

Conforme a secretária da educação, Marizete Rauta, a Mostra de Projetos é o resultado do trabalho e engajamento de todos os envolvidos, sendo alunos, professores e pais. “A Mostra de Projetos é de extrema importância, pois traz o conhecimento e comprometimento dos alunos através das pesquisas realizadas em cada projeto, além da experiência de trabalhar em equipe”, comentou.

Atendendo a um pedido da secretária Marizete e prefeito Felippe Rieth, em seu pronunciamento durante a abertura da Mostra, o presidente da cooperativa de crédito Sicredi, Sadi Rigotti anunciou dois novos projetos para o município: Cooperativa Escolar e Oficina de Gaita, que serão incluídos nas escolas do município a partir do ano que vem através de uma parceria da secretaria da educação com o programa A União Faz a Vida.

“Capão Bonito do Sul merece todo nosso apoio através da parceria que nós temos”, enfatizou o presidente da cooperativa.

Os dois novos projetos serão incluídos nas escolas do município a partir do ano que vem através de uma parceria da secretaria da educação com o programa A União Faz a Vida.

O programa A União Faz a Vida começou a ser desenvolvido no município em fevereiro do ano passado e tem o objetivo de construir atitudes e valores de cooperação dentro de sala de aula, por meio de práticas de Educação Cooperativa.