Seminário reuniu agricultores da região

“Manejo do solo para altas produtividades” foi tema de encontro e troca de experiências entre engenheiros agrônomos e produtores

Na tarde de ontem (02), no Plenário Claudir Ireno Rufato da Câmara de Vereadores de Capão Bonito do Sul foi realizado o Seminário Conservacionista Solo e Água, foi uma promoção da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em parceria com a Emater/RS-Ascar. O evento teve como tema “Manejo do solo para altas produtividades”.

Estiveram presentes, o Gerente da Emater Regional, Dartanhã Luiz Vecchi, além de representantes da Emater/RS-Ascar, produtores rurais e secretários municipais de Lagoa Vermelha e Tupanci do Sul, e representantes da Cooperativa Sicredi. O seminário foi ministrado pelos Engenheiros Agrônomos da Emater, Rafael Goulart Machado e Oriberto Adami.

Além de representantes da região, participaram ainda os secretários municipais de Capão Bonito do Sul, de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Thiago Lima e de Saúde e Assistência Social, Fernando Ávila de Lima e o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Mauro Sérgio Santos.

Os agricultores presentes acompanharam a explanação de como pode ser realizada a melhoria da fertilidade do solo através da adoção de sistemas de produção mais equilibrados como o plantio direto, por exemplo, ou ainda, a integração lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta, além de outras experiências vivenciadas no dia a dia por especialistas, em um momento para trocar e agregar conhecimento.