Sessão Solene homenageia importantes nomes do Tradicionalismo do município

Darci Ramos dos Santos, Ivo Boff e Antônia Conceição Branco de Abreu foram os homenageados municipais dos Festejos Farroupilha 2022

As celebrações à cultura gaúcha, ainda mais fortes no mês de setembro, continuam em Capão Bonito do Sul. Os Festejos Farroupilha seguem até domingo (25), mas algumas homenagens foram prestadas na tarde de quinta-feira (22), durante Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Darci Ramos dos Santos (Nego do Tanha), Ivo Boff e Antônia Conceição Branco de Abreu (Dona Tunica), receberam tributos pelas ações desenvolvidas no município ao longo dos anos.

Os vereadores, juntamente com o prefeito municipal, Felippe Rieth, a vice-prefeita, Marizete Rauta, secretários municipais e a comunidade, enalteceram as festividades alusivas ao Dia do Gaúcho e destacaram passagens dos homenageados, importantes para o tradicionalismo, história e desenvolvimento de Capão Bonito do Sul. Darci, Ivo e Antônia acompanharam manifestações destacando suas trajetórias, e ao final, uma placa enfatizando o quão foram e são, importantes para a cidade.

Felippe Rieth, em sua manifestação aos homenageados e seus familiares, enfatizou a importância de prestar homenagens em vida, àqueles que sempre desempenharam relevantes serviços em prol de sua terra. “Que bom reconhecer aqueles que muito fizeram por nossa cidade, em vida. Essas histórias precisam ser difundidas e valorizadas. Cada um dos homenageados, neste ano, tem sua trajetória e sua contribuição para nossas raízes e o desenvolvimento de Capão Bonito do Sul”.

Os homenageados

Darci Ramos dos Santos (Nego do Tanha)

Filho de Manoel Soares dos Santos e Alaíde Ramos dos Santos, Darci Ramos dos Santos constituiu família ao lado de Derilde Paiz dos Santos, com quem teve quatro filhos, tendo construído sua trajetória sempre ligada às atividades no meio rural com plantações de lavouras, lida com gado e especialmente doma de cavalos, mulas e burros de onde tirava o sustento. Ao longo de sua vida, participou ativamente de quadros de laço, entre eles, “Os Gaudérios” e o “Quadro de Laço Água Bonita”. Hoje, aos 73 anos de idade, reside no Distrito de Barretos, terra pela qual sente muito amor e se orgulha em pertencer.

Ivo Boff

Filho de Pedro Boff e Maria Seben Boff, atuou como Agropecuarista e constituiu sua família, além de contribuir para a história de sua terra. Casou com Giolivia Bolsonelo Boff com quem teve dois filhos biológicos e um filho de criação. Ivo Boff tem três netos, e um bisneto e começou a sua trajetória como domador ginete e jóquei de corrida, mais tarde, foi um dos fundadores do Piquete de Laço “Abrindo Fronteira”. Foi também, membro do Piquete de Laço “Nenê Lima” e do Piquete “Porteira do Posto”. Hoje, aos 87 anos, o senhor Ivo Boff é uma figura conhecida, e um capão-bonitense com muito orgulho.

Antônia Conceição Branco de Abreu (Dona Tunica)

Filha de Ataliba José de Lima e Itália Margarida de Lima, Antônia Conceição Branco de Abreu, nasceu em 08 de dezembro de 1933 em Capão Bonito do Sul. Casou-se com José Luiz Branco de Abreu, filho de Aparício Branco de Abreu e Maria de Oliveira Branco. Mãe de quatro filhos, Dona Tunica tem duas netas e um neto três bisnetos. Em 1957 participou da fundação do primeiro quadro de laçadores do município, o “Trança do Passado”. Antônia Conceição Branco de Abreu, sempre atuou em causas sociais no município, e carrega no coração, e nas mãos, a tradição gaúcha.