“Traçando Histórias” é o tema da 2ª edição do Festival Literário do município

Nos dias 11 e 12 de julho, a secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito do Sul estará realizando a 2ª edição do Festival Literário, com o tema “Traçando Histórias”. Com a participação das escolas municipais e estadual, e aberto para a comunidade em geral, o evento será realizado no Gaúcho Futebol Clube.

O tema do evento deste ano tem relação com a exposição promovida pelo SESC de Passo Fundo, com os banners de um dos maiores autores regionalistas do Estado, de acordo com críticos e estudiosos, Simões Lopes Neto, autor das obras Cancioneiro Guasca, Contos Gauchescos, Lendas do Sul e Casos do Romualdo.

A exposição, que estará aberta para visitação durante os dois dias do Festival Literário, também conta com os banners 100 anos sem Machado de Assis, que contam sobre a trajetória de vida de um dos maiores escritores da literatura brasileira, conhecido por suas obras Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e O Alienista.

Conforme a secretária da educação, Marizete Rauta, com a escolha do tema e autores que traçaram história pelo cenário rio-grandense e brasileiro, se buscou incentivar o gosto e a apreciação dos alunos pela literatura, teatro e poesia. “Nosso principal objetivo como educadores, é fazer com que os alunos saiam da escola apreciando o que há de melhor na literatura, e que continuem em busca do conhecimento e adquiram o hábito e a curiosidade pela leitura, pela arte do ler, acho que o tema escolhido para o Festival este ano tem muito a ensinar a eles, pois são obras essenciais e de autores que marcaram história”, comenta.

Entre a programação do evento está a participação da autora Adriana Borella de Paula, de São Francisco de Paula que fará interação com os alunos da educação infantil e séries iniciais no dia 12, abordando sobre sua obra A curiosidade de Cauã, além das apresentações de teatro “Papelito em busca da boa Leitura”, de Venâncio Aires, o espetáculo “Na Beira do Abismo” da CIA de Teatro Menegazzo, de Marau e A Hora do Conto – Cássio Borges – SESC.

Confira Programação completa:

11/07 – Quarta-feira

9h – Abertura Oficial a cargo da E. M. E. F. Horácio Severo da Costa

10h – A Hora do Conto, com Cássio Borges – SESC

Público Alvo: Educação Infantil e Séries Iniciais

13h – Visitação aos Banners Simões Lopes Neto, 100 anos sem Machado de Assis e Exposição de Livros

14h – Teatro Negrinho do Pastoreio, Escola E.M.E.F. Firmino Frizzo

14h30 – Teatro Na Beira do Abismo, CIA de Teatro Menegazzo, de Marau

Público Alvo: Séries Finais e Ensino Médio

Encerramento: 16h

12/07 – Quinta-feira

9h – Abertura Oficial a cargo da E. E. E. M. Dr. Abelardo José Nácul