Nesta terça-feira, dia 26, deve iniciar em todo Estado a votação da Consulta Popular 2019, seguindo até quinta-feira, dia 28. O valor destinado para a Região do Corede Nordeste este ano é de aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Assim como no ano passado, neste ano a prefeitura estará disponibilizando pontos de votação para aquelas pessoas que não possuem acesso à internet. Além de realizada pelo site www.consultapopular.rs.gov.br e via SMS pelo número 27902, a votação poderá ser feita nos seguintes locais:
– Recepção da Prefeitura Municipal;
– Posto de Saúde da sede;
– Praça Laura Vieira Feijó;
– Escola Estadual Abelardo José Nácul;
– Subprefeitura, em Barretos;
Cada eleitor poderá optar por uma das seis demandas dispostas na cédula de votação, sendo que para realiza-la é necessário ter em mãos o título de eleitor.
Segundo o secretário da Administração e presidente do Comudes, Fernando Avila de Melo, para que o município receba o recurso é necessário que no mínimo 6% dos eleitores do município participem da votação, além de que, é necessário que os projetos eleitos na região do Corede Nordeste recebam no mínimo 1,5% da votação em Capão Bonito do Sul.
Os valores destinados serão divididos da seguinte forma, 50% do valor é dividido em partes iguais entre os 19 municípios do Corede Nordeste, 30% pela percentual de votação de cada município e 20% pelo número de habitantes, somando 100% de recursos.
Conheça os projetos que farão parte da cédula regional de votação:
Em anos anteriores, o município já conseguiu adquirir com o valor da Consulta Popular máquinas e implementos agrícolas e recursos para agroindústrias. Neste ano, irá adquirir insumos agrícolas, como calcário, adubo orgânico e mudas de Tifton para produtores de leite, além de realizar a compra de um veículo para a secretaria da Saúde.