Administração implanta o “Programa Municipal de Castrações”

Na primeira etapa, vinte fêmeas serão castradas. A escolha dos animais e os cuidados, serão coordenados pela ONG Cão Lobato, que atua no município

Nesta semana o prefeito municipal, Felippe Rieth, esteve reunido com o casal Fernanda Pires Lovato e Márcio Ribeiro, responsáveis pela Associação de Proteção Animal Cão Lobato. Juntamente com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Clodomiro Rodrigues Cordeiro (Tota), Rieth realizou a entrega de documento com a contratação da empresa responsável pela castração de pets. O serviço é uma das ações propostas pela Administração Municipal de Capão Bonito do Sul, com objetivo de auxiliar a ONG a desenvolver ações voltadas à causa animal no município. As cirurgias nos pets, serão realizadas pela Bichos Clínica Veterinária de Lagoa Vermelha.

Na primeira etapa, vinte animais fêmeas, cães e gatos, serão selecionadas para a castração. A implantação do “Programa Municipal de Castrações”, em conjunto com a Associação, visa prevenir a reprodução sem controle dos animais, evitando ainda efeitos colaterais causados por vacinas anticio e outras doenças, sendo entendida, a castração, como método mais saudável para os animais. “Entendemos a necessidade do cuidado e da atenção com os pets no município, onde muitos são abandonados e a ONG abriga. O serviço de castração é a primeira ação que desenvolveremos em conjunto, e enquanto Administração Municipal, faremos o possível para auxiliar no andamento das atividades da Cão Lobato”, destaca Rieth.

A atuação da ONG

De acordo com Fernanda, que atua frente à causa animal há cerca de cinco anos, o serviço auxiliará muito a ONG, pois a demanda atual de animais para atender, em especial fêmeas é muito grande. “Nosso custo com a manutenção dos animais acolhidos e tratamentos veterinário são altos, com isso, acabamos não dando conta das castrações, processo que tornará mais fácil a adoção dos animais”, comenta. Ainda, segundo a responsável pelo cuidado com os pets, o serviço será realizado conforme a demanda da clínica contratada, mas ela acredita que devam ser castradas em média, duas fêmeas por mês.

Fernanda explica a importância das castrações, ato que previne a reprodução indesejada dos animais. “Imaginemos que, em média, cada fêmea reproduza duas vezes por ano e de cada reprodução, nasçam de seis a dez filhotes. Com a castração iremos evitar, por ano, que cerca de 400 novos cães ou gatos estejam em abrigos à espera de adoção responsável”, avalia. “A castração, além de evitar filhotes indesejáveis, prolonga a vida das fêmeas, pois a vacina anticio causa, muitas das vezes, problemas de saúde levando até a morte do animal”, completa a responsável pela Cão Lobato.

Quem quiser contribuir com doações de ração, arroz de cachorro ou valores em dinheiro, pode manter contato através da página da ONG (Cão Lobato), no Facebook, ou pelo telefone (54) 9. 9685-8559. “Agradecemos imensamente a colaboração da Administração de Capão Bonito do Sul. Acreditamos que é só o começo, um pequeno passo, mas de grande importância para uma causa tão nobre que é o controle populacional dos animais domésticos”, finaliza Fernanda.