Administração participa da reinauguração do galpão e inauguração da galeria de ex-patrões do CTG Nenê Lima

A atividades foi realizada no Parque Municipal de Eventos e abriu os Festejos Farroupilha 2023

Na última sexta-feira (15), foram abertas, oficialmente, as comemorações aos Festejos Farroupilha em Capão Bonito do Sul. A primeira atividade realizada e que faz parte do calendário de eventos do município, foi a reinauguração do galpão do CTG Nenê Lima e a inauguração da galeria de ex-patrões da entidade tradicionalista. Na oportunidade, no Parque Municipal de Eventos, representantes do tradicionalismo, da Administração Municipal, bem como, do Poder Legislativo, se encontraram para a festividade.

O atual Patrão do CTG, Fernando Ávila de Mello destacou que reinaugurar o galpão foi uma forma de demonstrar a luta em favor da tradição. “Agradecemos o trabalho de todos que se envolveram e se envolvem com a entidade, pois somente a união de esforços nos levará a grandes progressos, o Poder Público Municipal que nunca mediu esforços em apoiar o CTG, o Poder Legislativo sempre presente, os associados e visitantes que sempre colaboram com CTG Nenê Lima”, salientou.

O chefe do executivo municipal, Felippe Rieth, parabenizou a entidade tradicionalista e enfatizou a importância do CTG Nenê Lima para Capão Bonito do Sul. “É uma jovem entidade tradicionalista que tem crescido dia após dia juntamente com o município. A cada ano temos eventos maiores, destaques significativos e isso é a força de um trabalho conjunto que muito nos orgulha em poder fazer parte. Que venham mais campeonatos, eventos e grandes Rodeios”, acrescentou.

A história

A história do CTG iniciou em 06 de agosto de 2003, quando membros da comunidade se reuniram, estando presentes, Silvia Ribeiro Zanette, Iorton Lima e Edna da Luz, com o objetivo de criar um Grupo Tradicionalista, fundando o então, Grupo Tradicionalista Nenê Lima, em homenagem ao grande tradicionalista do município, Ataliba José de Lima (Nenê Lima). O grupo teve como padrinhos Eraldo e Ana Catarina Pacheco. Seu objetivo inicial era cultivar as danças gauchescas.

Em 25 de abril de 2005, reuniram-se os associados do Grupo Tradicionalista Nenê Lima com o objetivo de transformá-lo em Centro de Tradições Gaúchas Nenê Lima, trabalho esse coordenado por Silvia Zanette e seu esposo Roberto. A proposta foi aprovada e na mesma ocasião foi eleita a patronagem, sendo o primeiro Patrão Leonardo Vezzaro e Vice-Patrão Roberto Zanette. Nessa data foi fundado oficialmente o CTG Nenê Lima.

Contando com o período de Grupo Tradicionalista, a entidade já soma duas décadas de história e de muita luta, trabalho e conquista em favor da tradição gaúcha. O CTG realizou várias Festas tradicionalistas e eventos campeiros, tendo como maior marco a realização do 1º Rodeio Nacional em 2019 o qual tem destaque Regional e Federal. Já em 2021, o primeiro Campeonato Municipal de Laço que está em sua terceira edição, e como projeto futuro, a entidade buscará transformar o Rodeio Nacional em Internacional e também realizar concomitante, a I Festa Nacional do Churrasco do Cordeiro Mamão.

Ex-patrões

Receberam destaque os ex-patrões do CTG Nenê Lima, Leonardo Vezzaro (2005-2008); Antônio Marcos Mendes de Oliveira (2009-2011); Luiz Ori Nunes Junior (2011); Carlos Alberto de Moraes (2011-2014); Joaquim Leonel de Andrade (2015-2016); Arthur Fernando Rieth (2017-2020), além de uma homenagem aos familiares do Patrono Nenê Lima.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817