CRAS realiza levantamento com beneficiários de programas sociais

O objetivo do projeto é montar um plano com as reais vulnerabilidades de cada família para, posteriormente, oportunizar cursos profissionalizantes para geração de renda

No primeiro semestre desse ano, o Centro de Referência de Assistência Social de Capão Bonito do Sul realizou o primeiro curso profissionalizante para “Cuidador de Idosos”. A ação, é um dos projetos do CRAS para oportunizar geração de rende aos beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dando sequência à ação, a equipe do Centro de Referência iniciou, nesta semana, projeto piloto de busca ativa com as famílias beneficiárias dos programas, com o objetivo de fazer um diagnóstico das reais vulnerabilidades de cada família.

Segundo a coordenadora do CRAS, Agnes Scherer, com esse levantamento, será analisada a melhor forma de atuação em cada comunidade. “Nossa equipe montará os planos de ação, e dessa forma, daremos continuidade aos cursos profissionalizantes, onde poderemos oportunizar a profissionalização dos beneficiários, e, consequentemente, melhorar a geração de renda das famílias”, destaca. Na primeira etapa, foram selecionadas duas localidades: Assentamento 25 de Novembro, cuja profissional responsável será a Assistente Social, Fernanda Damini, e Lajeado, atendido pela Psicóloga Bruna Abrão.

Agnes avalia que o levantamento nas duas comunidades deverá ser realizado em até quinze dias. “Após as visitas e com os dados organizados, faremos uma reunião com os membros das comunidades para decidir qual curso será oferecido, levando em consideração as necessidades de cada família beneficiária”. Todas as comunidades de Capão Bonito do Sul receberão a visita das profissionais do CRAS, para o levantamento, conforme cronograma do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *