Definidas propostas durante Conferência de Assistência Social

Além das sugestões apresentadas, foram eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual

A Secretaria de Saúde e Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social de Capão Bonito do Sul realizou, durante a terça-feira (27), a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, realizado a cada dois anos, abordou cinco eixos previamente debatidos entre os Conselheiros e a comunidade.

Após a divisão dos grupos e a troca de ideias, foram sugeridas propostas para melhorias da política pública, as quais serão encaminhadas para análise, e, posteriormente, para serem debatidas durante a Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em setembro. O evento contou com a participação popular, trabalhadores e gestores públicos municipais para a tomada das decisões.

A assistente social, doutoranda em geografia, Silvia Aline Silva Ferreira, foi a conferencista que conduziu o evento. Ela destacou a importância do encontro. “Tivemos um dia todo de trabalho, de reuniões, de grupos temáticos que discutiram o tema central da Conferência, que visa, através da política de assistência social, garantir os direitos da população, minimizando as desigualdades”.

Além das decisões, foram eleitos os delegados locais, que representarão o município na Conferência Estadual. Representando a sociedade civil, Claudia dos Santos ficou como titular e Vânia de Lima Oliveira foi eleita suplente. Já representando o poder público, Jane Cristina Barreto da Costa foi escolhida titular e Luana Merib Lisboa, eleita pelos presentes como suplente.

O secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Avila de Melo, avaliou a participação da comunidade na tomada das decisões. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, avaliamos positivamente a VI Conferência. A participação popular foi de extrema importância, pois possibilitou que ideias fossem apontadas, as quais trarão benefícios para todos”.

Algumas definições
Os cinco eixos tinham como objetivo nortear, qualificar e avaliar a política de assistência social. Foram definidas, por eixo, até dez propostas para implementação no município, cinco em nível estadual e cinco federal. Entre as definições estão: destinar dois profissionais para a criação do CRAS Volante, ampliação dos serviços de convivência, contrapartida orçamentária municipal na mesma proporção repassada pela União, garantia de recursos específicos para Calamidade Pública, análise técnica do auxílio emergencial e demais benefícios, implementação de programa de transferência de renda estadual, cofinanciamento da equipe volante, revisão dos critérios e valores do auxílio emergencial, entre outros, que serão encaminhados para o Conselho Estadual de Assistência Social.