Estado reconhece situação de Emergência de Capão Bonito do Sul devido à estiagem

Através do decreto nº 55.226 do dia 30 de abril, o Governo do Estado reconheceu a situação de Emergência do Município de Capão Bonito do Sul devido à estiagem.

            No dia 16 de março, o município havia publicado decreto de emergência devido à estiagem, que foi encaminhado para a Defesa Civil. Além disso, no dia 24 de abril foi publicado o decreto nº 1443/2020, que determinou a restrição na utilização de água tratada distribuída pela rede pública.

Com isso, ficou proibido o uso de água potável para fins que não sejam domésticos e de higiene pessoal, sendo vedadas atividades consideradas não essenciais e que possam resultar no prejuízo ou desperdício durante o período de estiagem.

Entre as atividades proibidas estão a lavagem de veículos de qualquer espécie e equipamentos agrícolas com o uso de água tratada; irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outra utilização de água tratada que possa significar o uso não prioritário; reposição ou substituição de água em piscinas instaladas em clubes, entidades ou residências; lavagem de calçadas ou passeios públicos de prédios comerciais, indústrias, de condomínios ou residências.

Em caso de descumprimento das normas, será aplicada a penalidade de multa no valor de R$ 300,00 e demais penalidades previstas na legislação municipal correlata.

De acordo com dados da Emater, até agora houve uma perda de 30% na produção de milho e de 37% na produção de soja. Além disso, o município vem realizando o abastecimento de água em três comunidades, e deve iniciar nos próximos dias a perfuração de poço artesiano na comunidade de Capão Grande.

Como forma de auxiliar as famílias do campo que vem sofrendo com os efeitos da estiagem, a Secretaria da Agricultura vem desenvolvendo algumas ações, como por exemplo, a limpeza de fontes e de bebedouros.

Além disso, na manhã de quarta-feira (6) foi realizada uma reunião com o prefeito Felippe Rieth, secretário da Agricultura, Thiago Lima, secretário da Administração, Fernando Àvila de Melo e assessor jurídico do município, Jean Bitencourt para avaliar possíveis soluções sobre os efeitos da estiagem para os pequenos produtores de leite, onde foi definido que será realizado o acompanhamento individual de cada propriedade para avaliação das ações desenvolvidas.

Devido a situação, o município está realizando o racionamento de água potável, com interrupção do abastecimento das 13h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *