Município é um dos três selecionados do Estado para o Reality Show “Vida de Merendeira”

A iniciativa é idealizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o prato selecionado foi “Farofa de Cuscuz com Talos e Legumes”

Quando a criatividade e os ingredientes se misturam, impossível uma receita dar errado. Quando a dedicação, a experiência e o gosto pela cozinha se conectam, é de dar água na boca. Quando se oferece condições e se tem uma equipe comprometida, o reconhecimento é certo. E assim está sendo com o time de Merendeiras de Capão Bonito do Sul, que uniu ingredientes e temperos típicos da região mais dedicação e tornou-se um dos três municípios do Rio Grande do Sul selecionados para o reality show “Vida de Merendeira”. A iniciativa é idealizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e essa é a primeira vez que o município é escolhido.

O reality iniciou em novembro quando a nutricionista da Rede Municipal de Ensino, Luciani Tibolla foi informada da seletiva em que Capão Bonito do Sul estava entre os 25 municípios do país, e era um dos cinco do Estado que faziam parte da competição. Nessa etapa, seguindo o regulamento, Luciani deveria selecionar uma merendeira de uma das escolas municipais e uma receita salgada, inédita e inovadora, preparada com alimentos in natura, a ser enviada para avaliação. “Nos reunimos com as nossas merendeiras, onde cada uma desenvolveu a sua receita. Após uma análise, selecionamos um prato que representaria a todos”, pontua a nutricionista.

O prato selecionado foi a “Farofa de Cuscuz com Talos e Legumes” da merendeira Marta Xavier Cerri, da EMEF Horácio Severo da Costa. Ela representará o município, sendo que, segundo o regulamente, a próxima etapa contempla uma visita de uma emissora de TV para conhecer a história das merendeiras selecionadas bem como, a cultura gastronômica do local. A premiação para a primeira colocada do reality, é o valor de R$ 25 mil e uma viagem internacional. Já a segunda colocação levará o valor de R$ 15 mil e para a terceira colocação, o prêmio será de R$ 10mil, pagos pelo FNDE. “Seguiremos torcendo pela Marta que representa todas as nossas merendeiras, dando a ela o suporte necessário e todo apoio para que chegue à final do reality show”, finaliza Luciani.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817