Palestra promovida pelo CRAS debateu a violência contra a mulher

O encontro contou com a presença de integrantes do Projeto “Mais Marias”, de Lagoa Vermelha

Na tarde de quinta-feira (02), o Auditório Dirceu Caitano da EMEF Firmino Frizzo sediou uma importante palestra que debateu a violência contra a mulher. O evento realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social foi alusivo ao Agosto Lilás, campanha e mês que alertam a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher e que teve a participação de membros da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Subseção Lagoa Vermelha, através do Projeto “Mais Marias”, desenvolvido pelas advogadas, Juliana Chilanti Tonial que atua como Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, e suas colegas, Osvaldina Mignoni Vieira, Noeli Moraz e Lucélia Kuiawa.

O bate-papo, além de informativo foi uma alternativa para tirar dúvidas dos presentes e teve como objetivo reforçar a importância dos cuidados e respeito às mulheres dentro e fora de casa. Foi uma forma de valorização àquelas que tanto fazem pela sociedade, como também, alertar para esse tema tão importante e necessário para toda sociedade. O “Mais Marias” é uma alternativa para ajudar a mulher na busca por informações e assistência sobre seus direitos frente a violência doméstica. Na tarde de conversa, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre os tipos de violência, as punições contempladas pela legislação brasileira, bem como, em especial, saber mais sobre a Lei Maria da Penha.

As advogadas explicaram ainda, como funciona o acolhimento na “Sala das Margaridas”, anexa à Delegacia de Polícia Civil de Lagoa Vermelha e os passos de como a mulher deve agir quando há agressão dentro de casa ou contra alguma conhecida. “Foi um encontro muito valioso e rico em informações. Acreditamos que, enquanto CRAS, esse também é nosso papel, alertar e conscientizar a população sobre temas de interesse comum, além de informarmos os meios e alternativas para que os casos de violência contra a mulher acabem”, avaliou a coordenadora da unidade local do Centro de Referência, Thauany Lunardi Fappi.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817