Piso nacional do magistério é realidade em Capão Bonito do Sul

Desde a aprovação do Plano de Carreira, em 2017, o reajuste é repassado aos educadores municipais

Uma portaria que oficializa o reajuste de 33,24% no piso salarial do magistério foi assinada na última sexta-feira (03) pelo presidente da república. O piso nacional do magistério é uma lei, instituída em 2008. Contudo, Capão Bonito do Sul se destaca mais uma vez, tendo em vista que desde 2017 repassa aos educadores da Rede Municipal de Ensino o piso salarial, agora, vigente para todo o país. A medida só foi possível graças ao trabalho da Administração Municipal, por meio da criação do novo Plano de Carreira do Magistério.

A reestruturação do plano foi idealizada naquele ano, sendo uma das principais metas da atual Gestão. Além do aumento no salário, de acordo com a classe, nível e tempo de serviço de cada um, os professores passaram a ter assegurados outros benefícios, como a valorização dos direitos, recesso escolar de quinze dias reconhecido, regularização da hora atividade que são destinadas a preparação das aulas, planejamento, avaliação da produção do aluno, reuniões escolares, formação continuada entre outros que envolvem questões pedagógicas.

Para o prefeito municipal, Felippe Rieth, a medida foi um marco para a educação de Capão Bonito do Sul, sendo essa uma das principais bandeiras defendidas pela sua gestão. “A aprovação do Plano de Carreira do Magistério, em 2017, teve como princípio básico a valorização do profissional de educação da Rede Municipal de Ensino. Sempre acreditamos que através do reconhecimento dos nossos professores, asseguramos uma educação de ainda mais qualidade. Investir em educação é investir no futuro, e nós acreditamos nessa transformação. Como já viemos desde então praticando o reajuste salaria, essa medida publicada pelo Governo Federal, nos coloca à frente dos demais municípios, e só reforça nosso comprometimento com a classe”, destaca Rieth.

À época, para a elaboração do novo Plano de Carreira do Magistério, foi criada uma comissão com representantes da Administração de Capão Bonito do Sul, Secretaria Municipal de Educação, professores e membros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que estudaram e participaram da reformulação.