Prefeito Felippe realiza parceria com o Estado em relação à Escola Estadual Dr. Abelardo José Nácul

Na manhã do dia 13, sexta-feira, o prefeito Felippe Rieth e a Secretária da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Vargas Pereira Rauta, estiveram reunidos com o coordenador Regional de Educação da 7ª Coordenadoria Regional da Educação – CRE – Santos Olavo Misturini, para debater sobre o Convênio de Transporte Escolar Estadual, municipalização da merenda escolar e também sobre projetos educacionais.

Para dar início a discussão, foi debatida a questão da municipalização da merenda escolar, na qual o município irá ampliar em 100% o valor anual repassado pelo Estado para melhorar a qualidade da merenda. Através da criação do convênio com o Estado, os alunos da escola Estadual passarão a ter as refeições elaboradas pela nutricionista Luciane Tibola, assim como nas escolas municipais. Além do convênio para a municipalização da merenda, foi tratado sobre o convênio do transporte escolar, onde o município continuará realizando o transporte da rede de ensino estadual. Para isso, o prefeito Felippe solicitou o aumento do repasse de verbas do Estado. Segundo o prefeito, a previsão é de que o aumento seja de 32%.

Entre os projetos educacionais em discussão, esteve a reconstrução nacional curricular que o governo federal irá implantar a partir deste ano. A ideia é preparar os alunos a partir do nono ano do ensino fundamental, para que fiquem adequados ao novo currículo do ensino médio da rede estadual. Além da adequação dos alunos as mudanças do currículo, outros projetos foram discutidos, como a criação de uma parceria com a escola Estadual do munícipio, para que uma parte do terreno da escola seja utilizada para a cultivação de um pomar e diversas culturas. Segundo o prefeito Felippe, a ideia é que seja implantado um projeto para os alunos, onde eles irão produzir parte dos alimentos consumidos na merenda, o que ajuda a diminuir os custos da merenda escolar. Conforme a secretária da educação, Marizete Rauta, será realizada uma reunião para que sejam definidos novos projetos nas áreas educacionais, meio ambiente e outras áreas. “Vamos realizar uma reunião com a direção e Conselho Escolar da Escola Estadual e colocar as ideias e propostas do prefeito Felippe.”.

Um dos assuntos discutidos na reunião é a implantação do turno integral na Escola Estadual Dr. Abelardo José Nácul. Se for implantado, os alunos permanecerão 35 horas semanais na escola, com aula normal pela manhã e atividades diversificadas em contra turno. Para o prefeito, a iniciativa trará uma redução nas despesas com o transporte escolar, além de um maior aprendizado ao aluno. “A escola municipal funciona em tempo integral e a escola estadual não. Em virtude a isso, o município disponibiliza transporte dois dias da semana para a Escola Estadual.”, explicou Felippe. Para a secretária da Educação, Marizete Rauta, a iniciativa é primordial para a educação do aluno. “São várias oportunidades que o aluno adquire na escola, isso vai contribuir muito para o futuro do aluno quando ele for para o mercado de trabalho.”, comenta. Para que seja implantada a educação em tempo integral, a Secretária vai enviar pedido ao governo do Estado solicitando a medida. Se o pedido for aprovado, a cidade do Capão Bonito do Sul terá uma das primeiras escolas estaduais em tempo integral no Estado em 2018.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS 18.532