Prefeito Felippe Rieth recebe representante da ONG Cão Lobato

A Associação de Proteção Animal sem fins lucrativos, criada em Capão Bonito do Sul, busca parceria com a Administração Municipal para dar sequência ao projeto

Nesta semana, o prefeito de Capão Bonito do Sul recebeu em seu gabinete a visita de Fernanda Pires Lovato, moradora do município que preside um projeto, o qual visa trazer benefícios para os pets. A organização sem fins lucrativos, denominada Associação de Proteção Animal Cão Lobato, criada há mais de quatro anos pela presidente, aos poucos sai do papel. A ação é destinada a animais comunitários, abandonados ou de posse de pessoas de baixa renda, além de animais adotados em feiras através da ONG ou que estejam em posse da mesma.

Entre os objetivos da iniciativa, apresentada ao Executivo Municipal, está o controle da superpopulação de cães e gatos no município, a castração dos pets (fêmeas) de posse da população de baixa renda, a conscientização da posse responsável e cuidados adequados a animais domésticos e comunitários, além da promoção de campanhas educativas da causa animal. “A esterilização de cães e de gatos vem a ser a solução imediata para diminuir a reprodução dos pets e reduzir o número de abandonos e doenças nos animais que vivem em situação de maus tratos, por exemplo”, comenta a presidente da ONG.

A responsável pela Cão Lovato relata ainda, que os demais objetivos do projeto são complementares a esterilização, pois, segundo justifica, é de extrema importância a conscientização da posse responsável e os cuidados adequados com cães e gatos, sejam eles domésticos ou comunitários, o que será feito através de campanhas educativas. “Entendemos ser um trabalho árduo, mas estamos dispostos a lutar por essa causa tão importante, pois trata-se também, de saúde pública, uma vez que o abandono de animais pode trazer problemas para todos, e é crime previsto em lei”, expressa Fernanda.

Benefício para todos

O projeto da ONG Cão Lobato compreende a esterilização de no mínimo 60 cães (fêmeas) e ao menos, 25 gatos (fêmeas) e a realização de palestras nas escolas do município. De acordo com o prefeito municipal, Felippe Rieth, o projeto de parceria apresentado, será encaminhado para o Setor Jurídico do município e após, a Administração fará tudo que estiver ao seu alcance, para o êxito da iniciativa. “Pensar a causa animal, é tão importante quanto proporcionar meios e qualidade de vida para os seres humanos. Entendemos essa necessidade do cuidado e da atenção com os pets no município, por isso, reforço nosso compromisso em fazer o possível para auxiliar no andamento das atividades da ONG Cão Lobato, ação que beneficiará o coletivo”, reforça.

A ONG

A atuação de Fernanda frente a causa animal, começou há cerca de quatro anos, quando começou a abrigar cães abandonados. Atualmente, ela mantém em sua residência, 35 animais, e precisa do auxílio da comunidade para manter as atividades. Quem quiser contribuir com valores em dinheiro ou com doação de ração, pode manter contato através da página da ONG (Cão Lobato), no Facebook.