Saúde fará mapeamento de pacientes diabéticos

O levantamento de dados foi realizado durante encontro com os pacientes, na última sexta-feira. O mapeamento servirá para melhor acompanhar e orientar os diabéticos do município 

Fotos: Felipe Souza/Ascom PMCBS

Um circuito de avaliação foi montado na última sexta-feira (06), durante o encontro denominado “Diabetes: Prevenção e Cuidados”, realizado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul. A ação contou com a participação dos profissionais do município que realizaram teste HGT, verificação de pressão arterial, pesagem e circunferência abdominal. As atividades foram concluídas com a palestra da nutricionista, Lucieli Rosa.

A ação é uma continuidade do trabalho já realizado pela equipe de saúde, e segundo o secretário responsável pela pasta, Fernando Avila de Melo, nesta etapa, 15 pacientes diabéticos foram convidados a participar, levando em consideração aqueles que têm mais dificuldade no controle da doença após avaliação do histórico de cada um pela equipe de saúde. Com os dados em mãos, os profissionais irão realizar um mapeamento para dar sequência no acompanhamento e orientações individuais a estes pacientes.

Fernando avalia a ação e destaca a importância da prevenção em saúde. “Nosso encontro multiprofissional foi um sucesso, pois como é de conhecimento, os diabéticos e pacientes hipertensos são grupos que sofrem com a pandemia do coronavírus. Enquanto Secretaria de Saúde, não poderíamos deixar de realizar uma ação voltada a esse público, pois em saúde, a prevenção e orientação são essenciais. Com dados precisos, é possível maior eficácia dos nossos acompanhamentos e ações aos pacientes”.

Os encontros terão sequência com os demais pacientes, conforme indicação dos profissionais do município. “Agradeço ao público que participou e à equipe que organizou o encontro, também, às acadêmicas de Enfermagem da Unopar, que foram voluntárias na ação. Muito em breve daremos sequência aos acompanhamentos de pacientes diabéticos, bem como, daqueles que são acometidos por outras doenças, dando atenção necessária a todos, de forma igualitária”, salienta Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *