Na Sessão Ordinária de quinta-feira, 7, foi aprovado o novo plano de carreira do magistério. A reestruturação do plano foi idealizada neste ano, sendo uma das principais metas da Administração, e tem como princípios básicos a valorização do profissional da educação, com aumento do piso salarial dos professores.
Conforme a secretária da educação, Marizete Rauta, esta é uma grande conquista para o quadro de professores, já que o plano que estava em vigor era de 2004 e desde então, houve mudanças nas leis que regem a educação. “Com o novo plano, buscamos a valorização do profissional da educação. Acreditamos que através do reconhecimento dos nossos professores, asseguramos uma educação de ainda mais qualidade”, comenta.
Com a reestruturação do plano, os profissionais da educação terão um aumento aproximado de 13,5% no salário básico, de acordo com a classe, nível e tempo de serviço de cada professor, além de 8% entre as mudanças de referencial, que a partir do próximo ano serão chamados de classe, bem como ter assegurados outros benefícios, como a valorização dos direitos do professor, recesso escolar de quinze dias reconhecido para os professores, regularização da hora atividade, que são destinadas a preparação das aulas, planejamento, avaliação da produção do aluno, reuniões escolares, formação continuada entre outros assuntos que envolvam questões pedagógicas.
Entre as mudanças está a criação do cargo de diretor da escola Horácio Severo da Costa, que até então contava apenas com um assessor pedagógico.
Para reformular o plano foi criada uma comissão com representantes da Administração, Secretaria da Educação, professores e membros do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que estudaram e participaram da reformulação.