Educação inicia oficina de Letramento em Programação

Através de uma parceria com a Faculdade IMED, o projeto piloto será desenvolvido com cerca de trinta alunos da EMEF Firmino Frizzo

Os investimentos na área da Educação de Capão Bonito do Sul são constantes, e nesta semana, mais uma das propostas do Plano de Governo da Administração Municipal tornou-se realidade. Através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, a Rede Municipal de Ensino passou a disponibilizar uma oficina de robótica para alunos do quarto e quinto ano. O projeto piloto será desenvolvido neste semestre, com cerca de 30 estudantes da EMEF Firmino Frizzo.

Conforme explica o Diretor da Escola, Jerry Segala, uma parceria, até 2024, foi firmada com a Faculdade IMED, de Passo Fundo, a qual dará todo suporte técnico e teórico para o ensino da cultura digital. “Enquanto educandário, disponibilizamos para as oficinas, um dos nossos professores, já a Faculdade auxilia com a parte técnica e teórica das aulas. Este ano desenvolveremos um projeto piloto levando conhecimento e habilidades nos recursos tecnológicos aos alunos”, comenta.

A aula inaugural apresentou aos estudantes o mundo mágico do computador e da tecnologia. A professora Letícia Nepomuceno Martins ministrará a oficina, alternando entre aulas presenciais e remotas. “Os alunos iniciam conhecendo o computador, como funciona a máquina, e nos próximos anos, queremos estender o projeto para o sexto a nono ano, e a cada módulo, queremos que sejam realizados trabalhos práticos, inclusive com o desenvolvimento de aplicativos”, vislumbra Jerry.

Pensando o futuro

Cada turma terá uma hora de aula, todas as quartas-feiras e além dos trabalhos de pesquisa, serão realizadas atividades, também, em sala de aula. O Diretor da EMEF Firmino Frizzo salienta que a iniciativa vem no propósito de instigar os alunos pela qualificação e aperfeiçoamento profissional na área. “A robótica na escola vem com a ideia do desenvolvimento da criança e do adolescente e a preparação para o universo profissional, para o futuro, que está cada vez mais inserido no contexto tecnológico. Queremos oferecer aos alunos o conhecimento das ferramentas que irão precisar futuramente, desde a condução de agricultura de precisão, por exemplo, até o gerenciamento de uma empresa totalmente tecnológica”, identifica.