Gestores regionais visitam o projeto “Farmácia Viva”

O horto medicinal é referência para os municípios da região que buscam implementar o serviço à população

Inaugurado em abril, sendo uma das atrações da programação de aniversário do município, o programa “Farmácia Viva” tem chamado atenção de cidades da região. Capão Bonito do Sul é um dos pioneiros no país a contar com o projeto cujo espaço contempla arquitetura moderna, ampla e que acomoda as plantas medicinais que em seu processo de cultivo natural, passarão por secagem e após, serão destinadas à população, prescritas pelos médicos como alternativa de tratamento natural. O projeto foi idealizado pela primeira-dama, a Enfermeira, Thais Roman Rieth, em 2018, e aos poucos, foi ganhando forma, saiu do papel e foi entregue aos capão-bonitenses.

Nos últimos dias, a estrutura do Programa “Farmácia Viva” recebeu a visita de moradores locais e também de gestores de municípios da região, como o secretário de saúde de Tapejara, Rangel Antônio Antunes Maciel e a primeira-dama e vereadora de Tupanci do Sul, Luciana Favretto. Ambos mantiveram contato com os servidores que estão responsáveis pela plantação e conservação das mudas e conheceram o funcionamento e a implantação do projeto no município. A “Farmácia Viva” foi construída ao lado do CRAS, com investimento de cerca de R$ 201 mil – recurso proveniente do Ministério da Saúde, e contrapartida do município – R$ 15 mil.

A primeira-dama de Tupanci do Sul esteve acompanhada dos responsáveis pela Pastoral da Saúde do município, Lorena Luiza Marcon Reche, Ivanete Biazus Mascarelo e Almides Biazus. “É sempre uma alegria recebermos colegas gestores em nosso município. Buscamos diariamente a excelências nos serviços e atendimentos oferecidos à nossa população e sermos referência nos motiva a oferecer cada dia o melhor para quem vive aqui. Enquanto Administração Municipal seguimos empenhados em projetos e ações inovadoras, que visam o desenvolvimento de Capão Bonito do Sul”, salienta o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Avila de Melo.