Município inicia cadastro de moradores para aquisição de fossas sépticas

Projeto visa auxiliar famílias de baixa renda na compra e instalação dos equipamentos

Nesta semana, iniciou, em Capão Bonito do Sul, o processo de cadastramento de moradores da área urbana do município, de residências que precisam da instalação de fossa séptica. O cadastro será para famílias de baixa renda que não têm condições de adquirir o equipamento, e que sejam cadastradas no Cadastro Único. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A iniciativa dá andamento ao Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, onde a Administração busca aumentar o número de residências com água tratada e fossa séptica. Entre os objetivos do projeto está a padronização, a melhor utilização e conservação dos equipamentos, além do cuidado com o meio ambiente.

As medidas tomadas pela Gestão do município, vão de encontro ao Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, que visa a prevenção de doenças, a redução da desigualdade social através do tratamento da água e do esgoto, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da cidade.

Segundo a coordenadora do CRAS, Agnes Scherer, o projeto para aquisição das fossas sépticas será uma etapa importante para o desenvolvimento do município. “Iremos auxiliar às famílias de baixa renda a adquirirem esse equipamento tão importante para o descarte correto do esgoto, que consequentemente mantém a preservação da natureza, reduz doenças e a desigualdade em âmbito municipal”, comenta.

As famílias que possuem o CadÚnico, devem procurar o CRAS a partir dessa quinta-feira (04), para as inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9.8161-5329.

O equipamento

Fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto sanitário que ocorre em domicílios para ser devolvido ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental. A fossa séptica completa (fossa, filtro e sumidouro), deve ser adquirida pelos moradores das áreas urbana e rural do município.