Com um tema um pouco diferente do abordado nos outros anos durante a programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, nesta terça-feira, dia 30, a secretaria da Saúde e Assistência Social promoveu a palestra “Violência contra a Mulher”, ministrada pela promotora Bianca Araújo, de Vacaria.
O evento teve como local o Auditório da Escola Firmino Frizzo e contou com um público de aproximadamente 100 pessoas, entre homens e mulheres. Para iniciar o debate, a promotora Bianca abordou sobre as formas de violência contra a mulher, que de acordo com ela, matam mais que o câncer de mama todos os anos.
Conforme explanado pela promotora, é necessário estar atento aos sinais, já que são várias as formas de violência, e elas vão muito além da violência física, podendo ser psicológica, sexual ou então patrimonial.
Apesar de fugir do convencional, de acordo com a enfermeira Cristiani Knöpker a ideia foi aproveitar o mês de prevenção, para falar sobre a importância da vida da mulher e da família, já que muitas vezes o assunto, por ser polêmico, é evitado. “A ideia foi aproveitar o momento para falar sobre uma realidade que afeta muitas famílias, e que assim como o câncer de mama, pode matar se não for diagnosticado”, comenta.
Após a palestra, foi realizada a inauguração do monumento “Prevenção é Vida”, no canteiro central da Avenida, que já está iluminado com a cor rosa, em menção ao Outubro Rosa.
A tarde encerrou com Coffe Break no Posto de Saúde, onde também foi realizado agendamento de mamografias e exames preventivos de câncer de colo de útero e coleta de exames de PSA para os homens.