Secretaria da Saúde realiza palestra em apoio ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Evento encerrou com caminhada da luta contra o câncer e Cooffe Break

O mês de outubro e novembro são marcados por duas campanhas de conscientização e prevenção para homens e mulheres, conhecidas como Outubro Rosa e Novembro Azul. Para mostrar o seu apoio a essas duas campanhas que mobilizam o mundo inteiro, a Secretaria da Saúde de Capão Bonito do Sul promoveu a palestra “Saúde Integral e Prevenção ao Câncer” com a psicóloga Caroline Dalle Molle Bonotto, da AAPECAN.

Conforme a secretaria da saúde, Luciana Lima Bolsonello, o evento foi promovido com o objetivo de conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata. “O papel da secretaria é trazer o conhecimento e oferecer os profissionais que trabalham na saúde para auxiliar os pacientes e tirar as suas dúvidas, além de atendimento médico”, explica.

Como forma de incentivo e de motivação as mulheres, além de orientar e alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata, Caroline chamou três mulheres que venceram a luta contra a doença para compartilhar sua história. Ingrid Muliterno, Augusta Suzana de Godoi e Ironiva Pinto de Oliveira relataram sobre como foi a luta contra o câncer de mama, sobre a importância do apoio da família e principalmente, da realização do exame de mamografia todos os anos como forma de prevenção da doença.

Em seu relato, Ingrid Muliterno contou como foi descobrir a doença há um ano, enquanto tomava banho. “Encontrei um caroço no seio, em seguida procurei meu ginecologista que pediu um ultrassom. Bom frisar que sempre fiz o preventivo e havia feito à mamografia em janeiro e não tinha nada de errado.”, relata.

Ingrid precisou passar por quatro sessões de quimioterapia e por escolha própria tirou o seio como forma de prevenção. Hoje, Ingrid trabalha de forma voluntária na AAPECAN, em Lagoa Vermelha, onde, segundo ela, teve o auxílio psicológico e do grupo de apoio, o qual frequenta semanalmente. “Lá podemos conversar, tirar dúvidas, chorar, rir e me faz muito bem.”, comenta.

De acordo com ela, realizar depoimentos em palestras como estas, realizadas no município, é uma forma que ela encontrou de ajudar outras mulheres. “Meu depoimento serve para alertar e ajudar as pessoas a saberem o quanto é importante o cuidado com nossa saúde.”, enfatiza.

Assim como Ingrid, outras mulheres podem vencer o câncer de mama, realizando o exame de mamografia todos os anos, além da realizar o autoexame, em casa. “Posso dizer que depois do câncer comecei a ver a vida de uma maneira diferente, a dar valor as pequenas coisas, ter mais tempo com a família, aos amigos, tentar ajudar o próximo, sinto que o câncer apareceu na minha vida para me fortalecer e crescer como pessoa.”, finalizou Ingrid.

Depois da realização da palestra, foi realizada a caminhada da luta contra o câncer de mama e próstata pelas ruas do município, encerrando na praça Laura Feijó, onde foi realizado Coffee Break de confraternização aos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *