Para discutir sobre a forma de desenvolvimento do Projeto Beija Flor, que atenderá famílias do Programa Bolsa Família, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizou no dia 13 de abril, uma reunião com a família participante do projeto.
O projeto tem o objetivo de ajudar as famílias a produzirem seus próprios alimentos, como forma de garantir a sua segurança alimentar, além de gerar oportunidade de trabalho e de renda.
Inicialmente será desenvolvido com uma família, que receberá orientações e acompanhamento das assistentes sociais do CRAS e profissionais da Emater para a organização de três círculos de horta e de um galinheiro, sendo embasado no sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
De acordo com as assistentes sociais do CRAS, a tecnologia social PAIS concentra e integra de forma eficiente a produção animal e vegetal, permitindo o aproveitamento dos resíduos das atividades, sendo os estercos do galinheiro usados como adubo das hortas e as sobras dos plantios, como alimento das aves.
Além disso, a tecnologia usada no sistema de produção assegura o aproveitamento total da área dos canteiros, que por seu formato circular não tem a existência de quinas e de bordas.
O projeto Beija-Flor deve começar a ser desenvolvido nos próximos meses com a primeira família participante, que durante a reunião recebeu orientações sobre o seu funcionamento.