Prefeitura trabalha na elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos

No mês de abril, o prefeito Felippe Rieth assinou contrato com a empresa Maxxim Serviços Ambientais LTDA, para iniciar os levantamentos da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, nos termos dos conteúdos exigidos pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Segundo o prefeito Felippe Rieth, o Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos tem como objetivo planejar e criar uma política pública de capitação e destinação dos resíduos sólidos urbanos e domiciliares de forma a atender a legislação ambiental, fazendo com que o Índice de Desenvolvimento Humano Ambiental cresça, buscando a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “É de responsabilidade do Poder Público adotar soluções que minimizem o impacto ambiental e de saúde pública através da destinação correta dos resíduos sólidos”, comenta.

Segundo o coordenador do setor de meio ambiente, Juarez Boff, no decorrer do ano serão realizadas quatro audiências públicas com o objetivo de trazer a participação dos moradores na elaboração do plano, além de ouvir sugestões e os problemas relacionados ao saneamento básico do município. “Nas audiências serão discutidas formas de melhorar a qualidade de vida dos moradores, e uma delas é através da conscientização ambiental. A comunidade terá a oportunidade de colaborar no desenvolvimento das ações relacionadas à destinação correta do lixo, sobre o abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem das águas pluviais”, explica.

A primeira audiência pública será no dia 25 de maio, às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores, Claudir Ireno Rufato. As próximas audiências serão no dia 20 de junho, Às 14h, 18 de julho, às 14h e 15 de agosto, às 14h, todas no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.