A ação, desenvolvida com alunos da Rede Municipal de Ensino, aborda temas relacionados a Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental
Idealizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul, o projeto “Pequenos Vigilantes” é realizado desde 2017 com oficinas e atividades cujo propósito é contribuir na construção de uma nova prática e de um amplo entendimento do moderno conceito de Vigilância em Saúde, com ênfase na Vigilância Sanitária, a partir da educação do pequeno cidadão. Pelo quinto ano consecutivo, o projeto foi retomado nesta semana com alunos do quinto ano da EMEF Firmino Frizzo.
As atividades, através das oficinas e dinâmicas, serão realizadas quinzenalmente na escola, respeitando todos os protocolos de enfretamento e prevenção à Covid-19. “A partir de uma excelente avaliação de todos os participantes, o ‘Pequenos Vigilantes’ passou a fazer parte de um cronograma de saúde na escola, realizado anualmente”, destaca o coordenador do projeto e Fiscal Sanitário, Wagner Ribeiro. Além do profissional de saúde, o Pequenos Vigilantes conta com a professora Doriane Guindane na execução das atividades.
Segundo Wagner, o projeto aborda temas relacionados a Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental, como bons hábitos alimentares, higiene pessoal, a forma como o Setor de Vigilância atua nos estabelecimentos comerciais, no combate à Dengue, água potável, Covid-19, entre outros. “Além das aulas teóricas, os alunos realizam as dinâmicas em atividade de campo onde acompanham atividades de campanhas preventivas e de inspeções”, explica.
O término do projeto “Pequenos Vigilantes” será no final do ano com a realização da formatura de conclusão, conforme protocolos sanitários vigentes da data do encerramento, relacionados à pandemia.