Secretaria da Educação participa de prêmio Gestor Público 2017 com projeto “Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura”

A secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito do Sul está participando do prêmio Gestor Público 2017 através do projeto “Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura”. O trabalho está sendo desenvolvido pelas turmas de 1º ao 5º ano da Escola Municipal Firmino Frizzo.

O Prêmio Gestor Público – PGP é realizado pelo Sindifisco/RS (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS) e pela Afisvec (Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS), e tem o objetivo de reconhecer as ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul, incentivar a melhoria da gestão pública, que através de seus gestores, adotam iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos.

O projeto começou a ser desenvolvido com os alunos em maio deste ano e não tem prazo definido para encerrar. Através dele, os estudantes levam para casa uma sacola viajante contendo livros do PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, os quais leem para seus pais e para outras famílias, que também compartilham da leitura.

Conforme a coordenadora da Educação, Iolanda Nunes de Andrade, além de concorrer ao prêmio Gestor Público, o projeto visa aumentar a fluência da leitura dos alunos através da leitura em família, o envolvimento da comunidade com a escola e o resgate da roda de conversa, que consiste em retomar hábitos antigos da comunidade capão-bonitense, que se reunia em rodas de conversa para contar causos, lendas e fatos antigos. Segundo a coordenadora da educação, o hábito de leitura está se perdendo devido ao avanço das novas tecnologias e mídias sociais, como facebook, whatsapp e twitter, e com o projeto se tem a oportunidade de mudar esta realidade.

Para participar do prêmio Gestor Público, a escola se inscreveu no site do prêmio e enviou o projeto ao Sindifisco/RS e Afisvec, que são os órgãos avaliadores do prêmio. No decorrer do projeto haverá uma avaliação presencial, que está marcada para o dia 21 de setembro, às 14 horas, onde o avaliador responsável, auditor-fiscal da receita estadual, Jefferson Martins, realizará a avaliação técnica do projeto através do acompanhamento de uma das turmas participantes.

O resultado da premiação deve sair no dia 7 de novembro deste ano, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.